Notícias

Primeiro dia do CIC Connection destaca saúde mental, potencial do turismo, diversidade geracional e cultura organizacional

Gerais

Publicado em 04/09/2024

Mais de 700 pessoas assistiram as quatro palestras do primeiro dia do grande evento de gestão da Serra Gaúcha - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Mais de 700 pessoas assistiram as quatro palestras do primeiro dia do grande evento de gestão da Serra Gaúcha - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Com a provocação "Cadê os IPIs da saúde mental?", a jornalista Izabella Camargo, especialista em comunicação e referência em autocuidado, abriu o primeiro dia de palestras do CIC Connection, realizado nesta quarta-feira (4), no UCS Teatro, em Caxias do Sul (RS). O evento, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), em collab com Tramontina, Marcopolo, Círculo Saúde e Sicredi Pioneira, reuniu líderes e gestores em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e empresarial.

Izabella destacou o aumento dos afastamentos por transtornos mentais no trabalho, que cresceram 38% em 2023, segundo o Ministério da Previdência Social, e reforçou a necessidade de um ambiente organizacional saudável. "Autocuidado é o único combustível para o motor da vida. Para dar conta da sua agenda, você precisa se incluir nela", afirmou. A jornalista também propôs três pilares para uma produtividade sustentável: continuar fazendo o que se ama ou mudar de ambiente, equilibrar objetivos pessoais e profissionais e buscar longevidade com autonomia.

Na sequência, Guilherme Paulus, fundador da CVC Turismo, apresentou a trajetória de sucesso da empresa, que começou em 1972 e mais recentemente se transformou na CVC Corp, após a venda para um fundo americano. "Tudo que um ser humano pode sonhar, ele pode realizar", disse. Paulus enfatizou o potencial econômico do turismo como fonte de geração de empregos e renda e destacou o Brasil como uma potência nesse setor. Ele também mencionou as oportunidades turísticas no Rio Grande do Sul, com destaque para o Hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado, voltado para o turismo de luxo.

A diversidade geracional no mercado de trabalho foi o tema da palestra de Márcia Monteiro, fundadora da Geração Ilimitada, empresa especializada no estudo da nova longevidade, nas tendências do mercado 50+ e na potência da integração entre gerações. Segundo ela, 56 milhões de brasileiros têm mais de 50 anos, que juntamente com os 33 milhões de 60+, representam 42% do consumo das famílias. Márcia abordou a necessidade de combater o etarismo e integrar as diferentes gerações no ambiente corporativo. "A diversidade geracional melhora o clima organizacional, traz inovação e criatividade e aumenta a produtividade e a lucratividade", afirmou.

Encerrando o primeiro dia, Tatiane Tieme, CEO do Great Place to Work Brasil, falou sobre as mudanças no mundo do trabalho e a importância de uma boa cultura organizacional. "O trabalho tem o poder de transformar a sociedade", declarou. Tatiane também destacou as principais prioridades da gestão de pessoas em 2024: desenvolvimento e capacitação de lideranças, fortalecimento da cultura organizacional e engajamento dos colaboradores.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos mais de 700 participantes, ressaltando o objetivo da iniciativa: preparar líderes para os desafios futuros por meio de conhecimento de valor e melhores práticas de gestão.

O CIC Connection continua nesta quinta-feira (5), com palestras de José Salibi Neto, Mansueto Almeida, Moisés Marques e Junior Bornelli. O evento é patrocinado por Grupo Andreazza, Grupo Florense, Randoncorp e Upplay+Quanta, com apoio da UCS e Grupo RBS.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb 6267)

Galeria de imagens