Notícias

Visita do embaixador fortalece laços entre Caxias do Sul e Itália

Institucional

Publicado em 10/04/2024

Alessandro Cortese foi recebido na CIC Caxias por autoridades e lideranças empresariais do município - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Alessandro Cortese foi recebido na CIC Caxias por autoridades e lideranças empresariais do município - Foto: Júlio Soares/Objetiva

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Celestino Oscar Loro, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, e o cônsul-honorário italiano em Caxias do Sul, Gelson Castellan, fizeram as honras ao embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, em encontro que reuniu nesta terça-feira (9), além do prefeito Adiló Didomenico, a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech, e o presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Itália, Giacomo Guarnera, um expressivo grupo de lideranças de Caxias do Sul e Região. 

Celestino Oscar Loro falou da alegria e do orgulho em receber o embaixador na “Itália fora da Itália” e disse que os laços que unem os dois países são culturais e econômicos, mas, principalmente, estão no sangue, nas raízes e origens da maioria das famílias de descendentes italianos que forjaram a Serra Gaúcha com muita persistência e resiliência há 150 anos. Para Loro, “temos uma relação econômica muito importante, que é muito forte. As relações entre empresas brasileiras e italianas são um exemplo no mundo. Temos que trabalhar para continuar a fortalecer essa aproximação”, citando os esforços em prol da criação de uma Escola de Design em Caxias do Sul em parceria com a Itália. 

O embaixador, por sua vez, falou da emoção de visitar um lugar com tantas raízes italianas, com tantos descendentes e conhecer um setor empresarial tão competitivo. Cortese disse acreditar que o orgulho que os caxienses sentem de sua ligação com a Itália vem da capacidade de trabalho dos que construíram essa região e do que representa a história da imigração. “Cada vez que encontro um lugar como Caxias do Sul, com tantos ítalo-gaúchos, é muito emocionante ver o sucesso que alcançaram. Para mim é uma visita inesquecível”, afirmou Cortese.

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, enfatizou que se trata de uma visita histórica do embaixador, a primeira desde o início de seu mandato, que marca um momento muito importante da trajetória da sua gestão no Consulado-Geral, coroando dois anos de trabalho. “Muitas mudanças aconteceram. Pessoalmente, me sinto sempre em casa e fiz questão que o embaixador soubesse da nossa pequena Itália fora da Itália aqui em Caxias do Sul, uma cidade que amo muito. Que esta visita possa representar um ponto de início para desenvolver ainda mais as nossas relações”, declarou Caruso. 

Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil em curso e a expectativa para o Rio Grande do Sul celebrar essa mesma data em 2025, a primeira visita oficial ao estado do embaixador simboliza um momento único para fortalecer as relações históricas entre gaúchos e italianos.

Entre as homenagens, o embaixador Alessandro Cortese recebeu vinhos produzidos na Região e recepcionado com um coquetel. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens