Notícias

Embaixador da Itália no Brasil faz primeira visita ao Rio Grande do Sul e será recebido na CIC

Institucional

Publicado em 09/04/2024

Com as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil em curso e a expectativa para o Rio Grande do Sul celebrar essa mesma data em 2025, a  primeira visita oficial ao Estado do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, simbolizará um momento único para fortalecer as relações históricas entre os povos gaúcho e italiano.

Acompanhado pelo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, Cortese cumprirá uma agenda de três dias em solo gaúcho. Nesta terça-feira (9), será recebido na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) pelo presidente, Celestino Oscar Loro, e lideranças da entidade e pelo cônsul honorário italiano em Caxias do Sul, Gelson Castellan.

O primeiro compromisso de Cortese no Rio Grande do Sul foi ontem, segunda-feira (8), com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, com honras militares. Mais tarde, teve audiência com o prefeito da Capital, Sebastião Melo e, na sequência, na Assembleia Legislativa.

Na sede do Legislativo gaúcho, se encontrou com o presidente da Casa, Adolfo Brito, para acompanhar dois importantes atos, no Teatro Dante Barone. Um deles foi a instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália. Presidido pelo deputado Guilherme Pasin, o grupo pluripartidário foi criado a fim de estreitar os laços de cooperação entre o estado e a Itália, fomentando o intercâmbio cultural, social e educacional entre os dois povos. Além disso, a frente realiza a interlocução com os entes públicos para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS.

Outra ocasião foi a entrega da Medalha da 56ª Legislatura a Valerio Caruso. A distinção é uma homenagem do Legislativo ao trabalho desempenhado pelo diplomata, que estabeleceu uma agenda de aproximação com as comunidades ítalo-gaúchas do interior e modernizou os serviços do Consulado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre

Galeria de imagens