Notícias

Adiló Didomenico avalia os 801 dias à frente da Prefeitura de Caxias

Gerais

Publicado em 13/03/2023

Prefeito do município fez um balanço dos dois primeiros anos de gestão durante a RA CIC desta segunda-feira (13) - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Prefeito do município fez um balanço dos dois primeiros anos de gestão durante a RA CIC desta segunda-feira (13) - Foto: Júlio Soares/Objetiva

“Tempo de mostrar o que fizemos, estamos fazendo e aonde vamos chegar”. Assim o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, deu início à apresentação do balanço dos 801 dias de sua gestão à frente do 14º município no ranking de melhores cidades de porte grande entre outras 5.565 da pesquisa da Austin Rating. Adiló foi o palestrante da RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (13). 

Além das ações de governo voltadas à gestão por indicadores e resultados, parcerias estratégicas e desburocratização, o prefeito de Caxias do Sul deu destaque aos projetos de infraestrutura e mobilidade, como a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que teve seu licenciamento ambiental encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no dia 28 de fevereiro. A expectativa, de acordo com Didomenico, é assinar a ordem de início das obras ainda neste ano. Em obras viárias, revelou que 65 quilômetros de pavimentação de estradas já estão concluídos ou em andamento.

O prefeito aproveitou também para esclarecer que as propostas de seu plano de governo que já foram concluídas, estão em andamento ou em atraso somam 86%. Somente 8,7% delas ainda não foram iniciadas e 5,2% foram canceladas. 

Em relação às próximas ações, Adiló Didomenico dedicou espaço para falar sobre a recuperação da Maesa. “Só existe uma proposta de fato”, enfatizou. Esta proposta prevê concessão patrocinada para dar vida e atividade ao patrimônio histórico em até 12 anos, com mercado público, praças, área de eventos e lazer, espaços culturais e de artesanato, museu, serviços públicos, centro de inovação e economia criativa, lojas e gastronomia. “Será um marco na história de Caxias, investimento sem similar no Brasil”, reforçou.  

Além do projeto da Maesa, estão no horizonte da atual administração municipal a revitalização do Largo da Estação Férrea, implantação do Centro Popular de Compras, cercamento eletrônico, parceria público-privada do Parque da Festa da Uva e construção de 32 escolas de educação infantil.

Ao abrir o evento, o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, afirmou que a entidade reconhece e valoriza o ambiente de diálogo que se criou na gestão Adiló. “Nenhuma cidade prospera sem relacionamento, sem diálogo e sem entendimento entre o Poder Público e os cidadãos, por meio das organizações da sociedade civil”, ponderou Loro.

No entanto, o presidente da CIC Caxias manifestou toda a expectativa da classe empresarial em relação ao andamento dos projetos que determinarão o futuro da cidade, especialmente o novo aeroporto, iluminação pública, tratamento de resíduos sólidos, comércio ambulante, educação infantil, melhorias viárias e ocupação da Maesa. “Bons projetos são as únicas alternativas para resultados eficientes no nosso município, lembrando que muitos destes resultados serão vistos somente daqui a alguns anos, se iniciadas agora. Por isso, precisamos começar já”, observou o dirigente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens