Notícias

Ministro do Meio Ambiente é recebido na CIC Caxias

Gerais

Publicado em 12/04/2022

Ministro Joaquim Leite e o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro durante reunião que tratou de diversos temas  - Foto: Severino Schiavo
Ministro Joaquim Leite e o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro durante reunião que tratou de diversos temas - Foto: Severino Schiavo

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) na noite dessa segunda-feira (11), quando participou de reunião com lideranças empresariais e políticas. Joaquim Leite cumpre agenda em Caxias do Sul para fazer a palestra de abertura, nesta terça-feira (12), do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. De acordo com o ministro, o País tem ações concretas na direção de uma nova economia verde. “O Brasil é parte da solução para o mundo criar uma nova economia verde neutra em emissões”, pontuou.

Aos empresários, afirmou que o governo federal tem priorizado políticas voltadas para qualidade do ar, descarte de plásticos e mudança climática. Além disso, destacou o robusto programa de biocombustíveis e mencionou que o governo vem adotando medidas para pôr fim à poluição por plástico. Ele anunciou a criação do crédito de reciclagem, para ajudar a eliminar embalagens de plásticos e vidro da natureza.

O ministro do Meio Ambiente antecipou que o País trabalha para estabelecer um Mercado Regulado Nacional de Emissões. "É um ponto importante para o Brasil ser um exportador de crédito para países poluidores que ainda utilizam muitos combustíveis fósseis", reforçou. O ministro enfatizou o compromisso do Brasil na busca por soluções climáticas lucrativas para todos, incorporando políticas de geração de energia limpa com o hidrogênio verde e as eólicas offshore. "O futuro precisa de energia limpa e o Brasil será um grande exportador. Nosso potencial é gigantesco com a eólica offshore. Vamos poder exportar essa energia renovável através do hidrogênio verde", concluiu.

Na abertura da reunião, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, falou das potencialidades econômicas de Caxias do Sul e enfatizou que a Serra Gaúcha tem muito presente a preocupação com a conservação dos recursos naturais e valorização dos ativos ambientais da Região. Loro colocou a entidade à disposição do Ministério do Meio Ambiente para contribuir com as pautas do desenvolvimento sustentável, em especial àquelas relacionadas ao mercado de carbono. 

Também participaram da reunião os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, o senador Luis Carlos Heinze, secretários municipais de Caxias do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Emir José Alves da Silva, os vice-presidentes da CIC Caxias, Ruben Bisi, Idalice Manchini e Eduardo Michelin, presidentes de sindicatos patronais e empresários. Após a reunião, Joaquim Leite participou de um jantar com o grupo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)