Notícias

Pioneirismo e inovação evidenciados nas comemorações dos 70 anos da Fras-le na R.A CIC Caxias

Gerais

Publicado em 15/04/2024

Anderson Pontalti, Sergio L. Carvalho, Daniel Randon e Celestino Oscar Loro no palco do evento - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Anderson Pontalti, Sergio L. Carvalho, Daniel Randon e Celestino Oscar Loro no palco do evento - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Empresa com forte atuação global, a Frasle Mobility incluiu a R.A (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) no calendário das comemorações dos 70 anos, celebrados em 2024, de sua marca pioneira Fras-le, potência no mercado de reposição em freios e uma das lideranças mundiais na fabricação de materiais de fricção. “Desde a sua fundação, em 1954, pela família Stedile, e, a partir de 1996, sob o controle da Randoncorp, a Fras-le tem sido modelo de inovação e qualidade na indústria de autopeças, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, estado e País”, declarou o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, ao abrir o evento na manhã desta segunda-feira (15).  

Os fatos mais marcantes das primeiras décadas da trajetória da Fras-le foram lembrados pelo presidente da Randoncorp, Daniel Randon, demonstrando o pioneirismo da marca para o ecossistema da mobilidade. Entre eles, a internacionalização, que se iniciou ainda em 1969, com exportações para o Paraguai, expandindo em seguida para toda a América Latina. “A Fras-le que sempre teve excelência na sua história, continua investindo forte em governança, tecnologia e sustentabilidade”, acrescentou. 

A Fras-le se tornou referência em cuidados ambientais ao eliminar o uso de amianto na composição dos seus produtos de fricção antes mesmo de a legislação brasileira proibir a presença do elemento em materiais automotivos, nos anos 1990. Outro passo significativo foi a retirada do cobre metálico de suas pastilhas de freio comerciais, iniciativa que começou no mercado norte-americano e que deve se tornar uma prática global.

Daniel Randon homenageou a família Stedile com uma aquarela do artista visual caxiense Antonio Giacomin – autor das 12 telas que compõem a exposição “Nossa História em Aquarelas”, lançada hoje na R.A CIC Caxias - com o retrato de Francisco Stedile, fundador da Fras-le, entregue a seu filho Alfredo Stedile.  

Permeada por profundas transformações, a empresa evoluiu ao longo das sete décadas em seus processos produtivos e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis, conforme explicaram o CEO da Randoncorp e presidente e CEO da Frasle Mobility, Sergio L. Carvalho, e o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti. “A Fras-le sempre foi diferenciada, diversificada e pioneira, e a gestão atual está trabalhando muito firme para fazer uma empresa cada vez melhor”, afirmou Carvalho. 

Detentora de marcas icônicas do mercado de reposição, a Frasle Mobility tem apresentado crescimento acelerado, principalmente nos anos entre 2017 e 2023. Atualmente, com 5.500 funcionários, 11 plantas industriais e presente em 125 países, a receita líquida consolidada da companhia fechou o ano de 2023 somando R$ 3,4 bilhões, 10,8% maior que a registrada no ano anterior. De acordo com Carvalho, investimentos em pesquisa e inovação continuarão sendo feitos para assegurar o futuro e garantir o sucesso dos próximos 70 anos. 

Anderson Pontalti, por sua vez, destacou os valores e princípios que norteiam a condução dos negócios e a governança da empresa. Na pauta ESG, o COO da empresa citou a construção de uma caldeira de biomassa, que visa diminuir os níveis de consumo de combustíveis fósseis e reduzir em 60% a emissão de gases de efeito estufa da Frasle Mobility. Também afirmou que está nos planos da empresa duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025 e zerar acidentes graves, além de adotar a matriz de dupla materialidade, que ajuda a garantir que a empresa não apenas cumpra com suas responsabilidades sociais e ambientais, mas também reconheça como essas áreas impactam na sua saúde financeira.

A CIC Caxias, por meio do presidente Celestino Loro, fez a entrega de uma placa ao COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens