Notícias

Espetáculo Uma História de Natal busca encantar crianças e adultos em Caxias do Sul

Cultura

Publicado em 07/12/2021

Um espetáculo inédito e exclusivo para Caxias do Sul promete encantar crianças, jovens e adultos em noites de cores, luzes e magias. Uma História de Natal será apresentado em minitemporada que acontecerá de 15 a 18 de dezembro em sessões que ocorrerão de forma gratuita, às 20h, na Estação Férrea de Caxias do Sul.

Com concepção de Maria Lilith da Cruz e direção artística de Akácio Camargo, Uma História de Natal contará, através de teatro e música, os mitos, as tradições e a cultura presentes nas comemorações mais remotas da data, remetendo a uma concepção pré-cristã, na qual aldeões do norte, na chegada do inverno e de seu solstício (a noite mais fria, longa e escura do ano), festejavam a natureza e sua família e ofertavam aos seus deuses presentes, pedindo para que a estação passasse rápido. "Como aconteciam essas festividades dentro das culturas nórdicas, anterior ao natal cristão. Todas essas festividades que comemoramos hoje são resgates de culturas anteriores", comenta Maria Lilith da Cruz.

Partindo desta ideia e dos símbolos natalinos que mais conhecemos, o espetáculo conta a história fantástica de Holly e sua aldeia, que, durante o Natal, foram presenteados por Maggy, mago e padrinho de Holly. Na narrativa, Maggy traz às crianças da vila brinquedos mágicos, e para Holly, uma caixa especial que contém o Globo de Neve.

Akácio Camargo, diretor artístico, que atua há mais de 12 anos com o Natal Luz de Gramado traz consigo uma bagagem da celebração na cidade - agora para Caxias do Sul - e ele afirma que Uma História de Natal é fruto de muitas pessoas e seus desejos. "O espetáculo foi idealizado a partir de várias vontades e desejos de querer construir uma história de Natal. Pensamos: já contamos várias histórias, agora vamos produzir algo nosso", lembra.

Com mensagem de esperança, Uma História de Natal visa contribuir com a comunidade de uma forma geral, conforme comenta Caliandra Troian, produtora cultural e realizadora da peça. "Temos um espetáculo de Natal para chamar de nosso, em nossa cidade. Queremos proporcionar o espetáculo às pessoas e queremos contribuir com o resgate da autoestima da comunidade caxiense, em proporcionar eventos de qualidade para que as pessoas não precisem sair de Caxias do Sul para ter um espetáculo de Natal fantástico. Queremos que as pessoas convidem suas famílias, seus amigos e venham prestigiar.".

Além da narrativa fascinante, o formato do palco irá remeter a uma bola de cristal de neve e a cenografia, as danças, a música e os figurinos contribuirão para criar uma atmosfera ainda mais mágica. Os figurinos foram produzidos pela Casa do Bispo que assina os figurinos do Natal Luz. Sobre a forma como o público perceberá o espetáculo, Camargo afirma que "queremos que desde o momento em que as pessoas entrem no local elas já estejam dentro do clima natalino. Ainda mais nesse momento em que estamos vivendo e que as pessoas estão tão sensíveis, queremos trazer essa luz para a comunidade. Caxias do Sul merece ter um espetáculo assim, que envolva as pessoas. Queremos aproximá-las novamente com o espetáculo".

Uma História de Natal terá entrada gratuita, e o público pode se inscrever pelo site da Cali Gestão Cultural. Os primeiros 300 espectadores poderão acompanhar às sessões em cadeiras disponibilizadas.

O espetáculo é uma realização de Cali Gestão Cultural e Akácio Camargo, com financiamento do Pró Cultura RS e da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O patrocínio é de Cardan Sistemas de Freios, Andreazza, Daviplast e Sorveteria Urca. Apoio Cultural: Empresas Randon, Racon Consórcios, Rede Caminho do Saber, Unimed e CIC Caxias. Parceria da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Dinâmica Conteúdo Inteligente.

Serviço
O que: Espetáculo Uma História de Natal
Quando: de 15 a 18 de dezembro de 2021, às 20h
Onde: Estação Férrea de Caxias do Sul
Quanto: Entrada gratuita.
Ingressos: https://caligestaocultural.com/uma-hist%C3%B3ria-de-natal

Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente