Notícias

OPINIÃO: A importância do voto

Institucional

Publicado em 28/11/2020

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), entidades, sindicatos, UCS, poder público e associações de bairros (UAB) elaboraram um plano chamado Projeto Caxias 2040. O plano, chamado Agenda Eleições 2020, prevê ações, metas e indicadores de curto prazo para os próximos quatro anos a serem cumpridos pelo novo prefeito de Caxias do Sul.

Foram feitas reuniões com todos os candidatos para se discutir e obter a aderência dos mesmos caso fossem eleitos, e assim termos legitimidade das propostas elaboradas pela sociedade civil organizada. Ouvimos dos candidatos as propostas que são complementares às que foram apresentadas nos debates e nos programas eleitorais nos meios de comunicação.

Nas eleições do primeiro turno, tivemos 221.327 votos válidos, ou seja 66,33% do total de eleitores. Olhando por outro lado, podemos afirmar que 33,67%, ou um terço, votaram nulo, branco ou não compareceram às urnas, por diversos motivos.

No dia 29 teremos uma segunda oportunidade de exercer a nossa cidadania, o nosso direito democrático de eleger a melhor proposta para Caxias para os próximos quatro anos. Conforme manifestado pelos dois candidatos no segundo turno, para a legitimidade da democracia representativa da população e das aspirações prioritárias de uma “Caxias que queremos”, é importante comparecer e dar o seu voto nas urnas.

Depois do dia 29, teremos um eleito e somente uma proposta escolhida democraticamente pela vontade da maioria da população. Caxias necessita, além de outras prioridades, uma melhoria significativa na sua infraestrutura e logística para atrair novas empresas e investimentos. Vamos necessitar de muitos projetos para atrair os investimentos privados, mas também do governo estadual e federal, e por isto a importância da representatividade do voto.

A partir de 1º de janeiro de 2021, teremos uma equipe de governo que, juntamente com a Câmara de Vereadores, irá traçar os destinos de Caxias para os próximos quatro anos e dar rumo aos anos futuros.

Esperamos que quem for eleito governe para todos os caxienses, e teremos que trabalhar juntos para ter uma cidade mais moderna, mais pujante e que realmente proporcione qualidade de vida para toda a população.

Por isto exerça o seu direito de escolha, pratique a democracia, compareça nas urnas e vote. Que todos tenhamos melhores momentos para a nossa querida Caxias do Sul. E lembre-se, em função da Covid-19, siga todas as recomendações dos órgãos de saúde.

Fonte: Ruben Bisi - Diretor Institucional da CIC Caxias