Notícias

OPINIÃO: Democracia e eleições

Institucional

Publicado em 07/10/2020


* Por Dagoberto Lima Godoy – presidente do Conselho Superior da CIC Caxias


Os dois erros são da mesma natureza: tanto confundir a essência da democracia com eleições diretas e voto universal, quanto desqualificar o processo, por julgar o povo despreparado para votar. Porque democracia se constrói com participação, mais do que com votação. Esta, sem aquela, conduz na direção oposta: à oligarquia, seja a das chamadas elites, seja a das “nomenclaturas” dos regimes neocomunistas.

Alienação mais voto obrigatório propiciam campo fértil à demagogia e ao coronelato, com manejo das bases populares, muitas vezes reduzidas a “currais eleitorais”. Por outro lado, os setores mais instruídos, pretensamente mais preparados para bem votar, costumam sufragar candidatos que defendam e ampliem seus privilégios.  De resto, nas condições atuais, nossas eleições se assemelham às pesquisas de “boca de urna”, por traduzirem, em geral, o pensamento descompromissado do eleitor, no momento da votação.

Para construirmos a democracia de nossos sonhos, é preciso ir ao cerne da questão: a institucionalização de processos que induzam à participação política de toda a população, através das escolas e das associações da sociedade civil,  de todo tipo, além – evidente e principalmente – dos partidos políticos. Estes, terão que atuar além das fases pré-eleitorais, para funcionarem permanentemente como centros de estudos e debates dos problemas nacionais, na sua total amplitude. Para se tornarem, enfim, formadores da cultura política nacional e indutores da participação livre e engajada dos cidadãos. 

Somente então estaremos nos habilitando a colher os frutos do efetivo exercício dos deveres e direitos democráticos (nessa ordem): voto consciente e competente, eleições livres e representativas, governos justos e eficientes. Tudo, é claro, num processo dinâmico e auto aperfeiçoador, que, se leva tempo e não dispensa lutas, estará no caminho certo.

Fonte: Dagoberto Lima Godoy