Notícias

CIC Caxias e Fundação Universidade de Caxias do Sul estabelecem parceria para testes e diagnóstico de Covid-19

Institucional

Publicado em 08/05/2020

Assinatura do Termo de Cooperação ocorreu nesta sexta-feira, com a presença de lideranças da CIC e FUCS - Foto: Candice Giazzon/CIC
Assinatura do Termo de Cooperação ocorreu nesta sexta-feira, com a presença de lideranças da CIC e FUCS - Foto: Candice Giazzon/CIC

A Fundação Universidade de Caxias do Sul estabeleceu, nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul para a disponibilização de testes, realizados pela Universidade de Caxias do Sul, para identificação da presença do novo coronavírus e de anticorpos para a Covid-19. Em enfrentamento à pandemia, a parceria institucional propõe a oferta de valores diferenciados às empresas associadas da entidade na contratação da testagem, a partir a disponibilização de um pacote acessível de serviços. A iniciativa visa contribuir para a saúde coletiva dos colaboradores das organizações e para o mapeamento da evolução da Covid-19 na Região Nordeste do Estado.

São disponibilizados dois testes

- o RT-PCR, para identificar a presença do vírus no organismo (em secreção nasal ou orofaríngea),

- e os sorológicos IgG/IgM, que identificam a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de contato prévio (IgG) com o SARS-CoV-2.

A assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na CIC Caxias, com a presença do presidente da entidade, Ivanir Gasparin, do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul e presidente do Conselho Deliberativo da CIC, José Quadros dos Santos, do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, e do diretor da área do Conhecimento de Ciências da Vida, professor Asdrubal Falavigna.

Para Ivanir Gasparin, esta parceria com a FUCS vem ao encontro do esforço empreendido pela entidade para oferecer os melhores serviços às associadas neste momento atípico. “Este é mais um serviço, um suporte que colocamos à disposição da comunidade empresarial, visando justamente à segurança sanitária e o desenvolvimento das atividades econômicas dentro de padrões de segurança, pensando na saúde e no bem-estar de todos”, pondera o presidente da CIC Caxias.

"A importância do diagnóstico preciso em Medicina nos permite adotar uma conduta específica para a doença, no que se refere ao tratamento e aos cuidados a serem tomados para evitar a transmissão. A realização de testes relacionados à Covid-19, que objetivam detectar a presença do novo coronavírus ou de anticorpos contra ele, nos oferece uma noção real da pandemia de Covid-19 em nossa cidade e Região, possibilitando ao Poder Público tomar decisões mais seguras para a sociedade como um todo", explica o professor Falavigna.

Testes e diagnóstico na UCS

Com uma estrutura de excelência na área da Saúde, a UCS reúne, para o diagnóstico da Covid-19, seu Instituto de Pesquisas em Saúde, o Centro Clínico e o Centro de Saúde Digital, garantindo agilidade na atuação com os casos suspeitos e confiança com relação aos casos diagnosticados.

O serviço é realizado no Centro Clínico, no Campus-Sede (no prédio localizado na rótula principal de acesso ao Campus). A solicitação pode ocorrer de forma particular, por hospitais ou por operadoras dos Planos de Saúde conveniados com a Universidade para essa finalidade específica.

As empresas associadas interessadas em adquirir este serviço devem entrar em contato com a CIC Caxias pelos telefones (54) 3218-8007 e (54) 3218-8038, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), ou se preferir pelos e-mails comercial@cic-caxias.com.br e comercial2@cic-caxias.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC e Assessoria de Imprensa da UCS