Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 28 DE OUTUBRO

Institucional

Publicado em 29/10/2019

Foto: Gilmar Gomes
Foto: Gilmar Gomes

Senhoras e Senhores!

Quero agradecer por terem me dado à honra e o privilégio de conduzir uma das maiores entidades empresariais do país. Obrigado pela confiança, e quero dizer que pretendo honrar com o compromisso de presidir esta entidade por mais dois anos com ainda mais dedicação e afinco, no intuito de bem representar a nossa valorosa classe empresarial em seus anseios, expectativas e demandas.///

Junto com meus vice-presidentes Mauro, Jaime e Maristela, iremos aproveitar as lições dos dois primeiros anos para fazer uma gestão ainda melhor, tendo em vista - sempre - que esta Casa é a Casa do empresário, e que a nossa missão é representar esta classe que tanto faz por esta cidade, por este estado e por este país. E esta missão muito me honra.

Em relação à palestra de hoje, importante ressaltar que ao trazer este tema para o debate, a CIC está exercendo seu papel de sinalizar mudanças e tendências, e a Internet das Coisas está se tornando uma realidade. Cabe ao empresário ser o protagonista nas suas empresas dessas mudanças. Quer sejam contra, quer sejam a favor, elas vão ocorrer independentemente da vontade de cada um.

Estamos em um momento de destruição da economia atual para o surgimento de algo novo e imprevisível. Inúmeras novas profissões surgirão nos próximos anos, e isso não significa que haverá desemprego, mas sim um novo modelo de empregabilidade. Nesse sentido, cabe também ressaltar o trabalho que vem sendo feito pelos sindicatos patronais e elogiar o esforço que as entidades empresariais estão fazendo para oferecer os melhores conteúdos para seus associados.

Nos últimos dias tivemos, por exemplo, a primeira Semana Municipal da Gastronomia, e o segundo Simpósio Estadual do Varejo. Eventos excelentes, com palestrantes do nível de São Paulo, Rio de Janeiro, quiçá do Nordeste, mas ainda assim muitos caxienses acham caro. Esse é um dilema vivido pelas entidades empresariais que querem proporcionar a melhor experiência em eventos, mas muitas vezes não têm o público que merecem.

Ainda sobre a Semana Municipal da Gastronomia, que foi uma realização do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, CIC, por meio da Diretoria de Política Turística e Enogastronomia, e apoio da Câmara de Vereadores, queremos lembrar que a soma de esforços sempre é a melhor solução. Formar parcerias para fazer eventos em conjunto é uma das nossas bandeiras que pretendemos continuar atuando.

Por fim, uma informação que nos entristece. Recebemos da GOL Linhas Aéreas uma resposta ao nosso apelo para que mantivesse o voo para Guarulhos, porém o retorno da companhia foi o de confirmar o cancelamento da rota. Em correspondência, a companhia informa o seguinte: “em busca da disponibilização de uma operação contínua e sustentada do mercado, a GOL se vê obrigada à suspensão do voo atual que liga o aeroporto de São Paulo – Guarulhos – ao aeroporto de Caxias do Sul, mantendo contudo a operação regular a partir de Congonhas com dois voos diários, de forma a continuar a atender o público local. Optamos por ora pelo cancelamento da rota, mas mantemos os estudos de forma a retomar essa oferta a partir de 2020, informando que a falta de certificação do aeroporto e consequente impossibilidade de utilização de nossas aeronaves de maior porte – Boeing 737-800, é um fator que dificulta e eventualmente inviabiliza essa proposta.

Muito obrigado!!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC