Notícias

Ações da CIC voltadas ao empreendedorismo e cultura são tema de painel na 35ª Feira do Livro

Cultura

Publicado em 11/10/2019

Evento contou com a participação de Maristela Tomasi Chiappin, Maria Gorete Gedoz  e Lisete Oselame - Foto: Monica Campana/CIC
Evento contou com a participação de Maristela Tomasi Chiappin, Maria Gorete Gedoz e Lisete Oselame - Foto: Monica Campana/CIC

Na última segunda-feira (7), a palestra “Empreendedorismo e Cultura: a representação da CIC na cidade e região” reuniu mais de 50 pessoas na Galeria de Arte Gerd Bornheim para debater o tema a partir da visão apresentada pela vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, e pela diretora de Cultura e Educação da entidade Maria Gorete do Amaral Gedoz. A atividade fez parte da programação da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que se encerra no próximo domingo (13).

Mediado pela comunicadora Lisete Oselame, o painel discorreu sobre a vinculação entre empreendedorismo e a educação e cultura. Maristela citou as ações que a CIC realiza para incentivar o empreendedorismo, e que estão relacionadas à educação, destacando as iniciativas coordenadas pela CIC Jovem, como o Programa Miniempresa e Empresário-sombra Por Um Dia.

Gorete por sua vez salientou que empreender faz parte de tudo aquilo com o que interagimos, para melhorar, para inovar um processo já existente. “Vivemos processos de mudanças radicais. Tudo passa pela transição, pela inovação dos processos, e isso significa envolver as pessoas”, ressaltou.

Além disso, as representantes da CIC mencionaram os projetos culturais que são apoiados e incentivados pela entidade e pelas empresas locais, como o projeto Cultura Hip Hop nas Escolas do Chiquinho Divilas, que tem o apoio da Marcopolo e recentemente fechou uma parceria com a Randon e está entre os seis finalistas de Caxias do Sul no Prêmio Brasil Criativo. Para Maristela e Gorete, as empresas que investem em projetos culturais têm ganho tangível e intangível sobre o valor de suas marcas.

Além disso, falaram sobre os livros que foram editados com o apoio da CIC: Homens de Sucesso, do jornalista Gustavo Guertler;  Mulheres Empreendedoras - A Construção de Uma Caminhada, dos professores Anthony Beux Tessari e Vania Beatriz Merlotti Herédia;  A História de Muitas Histórias - A Força do Empresariado na Cidade e na Cultura; Memória e Identidade; CIC 100 anos de História; e Rota do Sol - A História de Uma Estrada Sem Fim.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)