Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 02 DE SETEMBRO

Institucional

Publicado em 02/09/2019

Senhoras e Senhores!

O tema de hoje é Serra unida – nossa história e nossa força, a ser abordado pelo palestrante, o prefeito da cidade de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, a quem agradecemos pela participação. 

Pasin! O tema de seu pronunciamento está relacionado diretamente com a nossa origem, o que fomos, somos e o que pensamos.  

Nossa “Serra Gaúcha” é um  acidente geográfico  situado no nordeste do estado do Rio grande do sul, com características específicas  e uma acentuada influência de nossos imigrantes italianos.  Imigrantes esses, que vieram a aventurar-se por essas terras, impulsionados pela pobreza em que se encontrava seu país.

No início foram muitas as dificuldades e privações, entretanto (e todos sabem), conseguiram se estabelecer na região, unidos pelo mesmo objetivo, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos primários, com destaque para a uva e o vinho. 

Por isso, Senhoras e Senhores, reitero o que aqui já disse, muitas vezes  reclamamos do que não temos, entretanto, se olharmos nossa região  como um todo, ignorando a divisão geográfica, assim como fizeram nossos antepassados,   foram muitas as conquistas, pois temos  nossas cidades lado a lado.

Temos:  para os apaixonados: uma rota romântica,  bons vinhos, hotéis aconchegantes,   produtos  hidropônicos,  espumantes;  para  as famílias: um aeroporto, águas termais, passeio de trem, mini mundo, zoológico, belvederes;  para os religiosos:  o santuário de nossa senhora de Caravággio,   o Natal Luz, a capela do Padre João Schiavo, a igreja de São Pelegrino;  para os que apreciam um bom prato e um bom vinho: galeterias,  pizzarias,  hamburguerias,   fondues, vinícolas e os melhores cafés coloniais, o vale dos vinhedos; para os aventureiros: o ninho das águias, canoagem, o parque do salto ventoso,  os cânions; para os consumistas: shoppings centers, malhas de qualidade,  móveis,  vinícolas (onde pode-se degustar, antes de comprar);  para os que apreciam arte e cultura:  casarios tombados,  escritores renomados, as pinturas de Aldo Locatelli, telas feitas por artistas reconhecidos, CTGs.

Senhoras e Senhores!

Não importa a localização geográfica desses atrativos. Se em Antônio Prado,  Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Nova Prata, São Francisco de Paula.

Para a CIC Caxias, não existem placas divisórias entre os municípios. Somos uma só comunidade, a comunidade da “Serra Gaúcha”. 

Ainda que muito se fale em “Plataformas”, “Indústria 4.0”, com o olhar voltado para grandes potências, não estamos nos dando conta, que já 700 mil pessoas, deixaram o Rio Grande do Sul.   Entre os motivos, está, principalmente, a falta de emprego e de oportunidades. Pois muito se perde ao contratar pela qualificação e não pelo comportamental. 

Pergunto: o que o poder público está fazendo para reverter essa situação?

A união quando é feita para um fim benéfico, é sempre uma das melhores soluções, pois cada um representa uma pequena parcela no resultado final. 

Assim, senhores administradores, temos que ter a compreensão que se estivermos presentes somente quando houver algum interesse próprio,  pode ser que quando o interesse seja somente de nossa cidade, poderemos estar sozinhos. 

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa