Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 19 DE AGOSTO

Institucional

Publicado em 19/08/2019

Foto: Julio Soares/Objetiva
Foto: Julio Soares/Objetiva

Senhoras e senhores

Nosso primeiro assunto é - na verdade - um desabafo de repúdio à forma como a Administração Municipal trata e delibera determinados assuntos de caráter comunitário. Na longa lista de polêmicas que já se acumulam desde que essa administração assumiu, soma-se agora a recusa ao Grupo RBS de realizar o Jornal do Almoço ao vivo da Praça Dante Alighieri na sexta-feira passada. Queremos deixar bem claro que não temos autorização para falar em nome da RBS, mas acredito que é importante nos posicionarmos sobre este assunto em defesa de uma empresa associada à CIC.

A quem esta decisão de negar a cedência da praça para o Jornal do Almoço prejudicou? Obviamente que quem perdeu foi Caxias do Sul!!

Caxias foi a última das onze cidades do interior percorridas pela caravana para mostrar as belezas, as riquezas, as histórias e a gastronomia do nosso Rio Grande. Pensem na divulgação que isso representa em termos de estado, no retorno em imagem e na lembrança daqueles que já moraram aqui, ou conheceram um dia a cidade, sem falar no orgulho doa atuais moradores.

Temos ciência da existência do Decreto Municipal que exige antecedência mínima de trinta dias para requerer o espaço, e outras burocracias mais. Mas Caxias do Sul não é da Prefeitura. Caxias do sul é de Caxias do Sul - e de toda a sua gente!

Interessante que o tal Decreto Municipal que deu argumentos para a recusa é de oito de agosto de 2018, da atual administração, portanto, que só faz engessar e burocratizar processos e dificultar a vida do cidadão.

Se for bom e positivo para a cidade e sua comunidade, por que não administrar a situação de forma a receber este importante veículo de comunicação de braços abertos? Para receber quem vem nos divulgar e falar de tudo aquilo que temos de bom?

O programa foi realizado no Largo da Igreja São Pelegrino, mas nos desculpem  o prefeito e a secretária que indeferiu o pedido de autorização para o evento: a praça é o coração da cidade, é a nossa sala de visitas, um dos nossos principais símbolos.

Até imagino se por ventura a RBS tivesse desistido de Caxias do Sul e procurado Bento Gonçalves, Farroupilha ou Gramado, por exemplo. Tenho certeza que todas as secretarias destes municípios e os próprios prefeitos teriam se empenhado pessoalmente para receber a caravana de braços abertos.

Até porque não gerou e n]ao geraria custo algum para a Prefeitura, a não ser a reserva de oito vagas de carro na Sinimbu. Não foi exigido que se fizesse palco, arquibancada ou estruturas...nada disso!

No entanto, se o evento fosse cancelado, Caxias do Sul teria perdido, e muito! Imaginem se Caxias do Sul tivesse que pagar pelo espaço de TV – foram 17 minutos - que a cidade ganhou de graça quanto não custaria?

Infelizmente essa administração não entende que - quando é relevante e importante para a cidade – decidir pelo sim - pensando no bem de Caxias do Sul - não é “jeitinho” ..., é antes de tudo maturidade política e consciência de cidadania.

Se é tão difícil liberar um simples pedido de autorização para um evento de caráter temporário na Praça Dante Alighieri, imaginem a situação dos que querem empreender em Caxias do Sul!!

O que está acontecendo com a nossa querida Pérola das Colônias?

Talvez nosso convidado, Presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Cassina, possa, com sua palestra, nos ajudar a entender este momento político que vivemos.

Aliás, sua presença, vereador, é sempre muito bem-vinda, como sempre foram todos muito bem-vindos a esta Casa os seus colegas vereadores que já ocuparam a presidência do Legislativo caxiense.

Nosso intuito é promover e estreitar relações respeitosas de ambas as partes, de boa convivência e sinergia nos assuntos que visam ao desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

Reconhecemos a importância do Legislativo, especialmente neste momento em que, por meio de redes sociais, cidadãos de todas as classes questionam a legitimidade de certas instituições públicas. Precisamos continuar acreditando na representação política e na legitimidade democrática, e por isso, sua palestra hoje se reveste de maior interesse para a classe empresarial.

Entendemos a responsabilidade do Legislativo caxiense, e se há algo que queremos pedir, é que busquem alinhamento com a MP da Liberdade Econômica para reduzir a burocracia e destravar a vida dos empreendedores e dos cidadãos, a exemplo do Decreto Municipal número 19.737, de oito de agosto de 2018, que trata de autorização de eventos temporários.

Por fim..... Queremos dar boas-vindas aos nossos novos associados, que logo mais serão apresentados.

Que bom que vocês se uniram à CIC, pois quanto mais forte e representativo for o movimento empresarial, maiores são as chances de conseguirmos um ambiente favorável aos negócios, a superação de dificuldades e a obtenção de benefícios comuns. Façam uso das estruturas e serviços que temos para oferecer, e participem dos nossos eventos, interajam com outros empresários, movimentem a sua rede de relacionamentos e nos ajudem a construir uma entidade cada vez mais forte e representativa.

Já fica o convite para que participem do 18º Seminário de Negócios Internacionais, que vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 21, com previsão de casa cheia. Procurem mais informações no site da CIC ou com a nossa equipe, porque o tema e a programação do evento, tenho certeza, estão imperdíveis.

Muito Obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC