Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 12 DE AGOSTO

Institucional

Publicado em 12/08/2019

Foto: Julio Soares/Objetiva
Foto: Julio Soares/Objetiva

Senhoras e Senhores,

Temos como premissa que a indústria da construção civil é o espelho da economia. Se a construção civil vai bem, é sinal de que a economia vai bem; mas se, ao contrário, a construção civil tem queda de desempenho, isso significa que a economia também passa por um período de recessão. Quando há um impacto muito grande nos investimentos, especialmente em infraestrutura, esse cenário acaba por favorecer ou penalizar mais a construção civil. Ou seja, estamos falando de um setor seja cada vez mais reconhecido como estratégico e importante do ponto de vista socioeconômico.

Por isso esta Casa destaca a importância do investimento em infraestrutura, especialmente em projetos de concessões e parcerias público-privadas, e do restabelecimento do crédito, com estímulo aos financiamentos imobiliários de longo prazo para fornecer os incentivos necessários para que a construção civil continue gerando renda, empregos e tributos, promovendo desta forma as bases do crescimento sustentável da economia.

Do mesmo modo, o setor tem forte contribuição social ao atuar na redução do déficit habitacional, realizando o sonho da casa própria. Diz o ditado popular que “quem casa quer casa”.  Vivemos novos tempos, é bem verdade, mas esse continuará sendo o sonho de muitos que veem a casa própria como símbolo de estabilidade. E para que o setor continue a proporcionar esta segurança é que a CIC Caxias, juntamente com o Sinduscon Caxias, tem cobrado do poder público, de diferentes governos, a melhoria do ambiente de negócios com iniciativas voltadas para desburocratização e agilidade nos processos de liberação de licenças. É inadmissível a liberação de um terreno demorar mais de seis meses, mas é o que tem acontecido. Em boa parte quem sofre o impacto dessa morosidade são incorporadoras e construtoras locais, que estão com sua saúde financeira bastante afetadas. Não dá para esquecer que a construção civil, como falei n o início, é a âncora do crescimento da economia, por isso todo esforço para o retorno dos investimentos e desburocratização é bem-vindo.

Ao Sinduscon Caxias que hoje comemora seus quarenta e cinco anos de fundação, o nosso aplauso e o nosso reconhecimento. Acompanhamos de perto a trajetória deste importante sindicato, que representa importantes empresas do nosso município. Aos presidentes e diretores que antecederam a atual gestão, os nossos cumprimentos pela história até aqui construída. Ao empresário Oliver Viezzer e demais dirigentes, o nosso compromisso de seguir na luta com vocês por mais conquistas para o Sinduscon Caxias e para a nossa comunidade. Parabéns!

Senhoras e senhores...

No último sábado, a CIC Caxias marcou presença no ato de lançamento da frente parlamentar pela extensão da BR-448, em solenidade realizada com a presença de várias autoridades e lideranças empresariais e comunitárias, às margens da rs-240.

Nossos diretores de Infraestrutura Delmar Perizzollo e Olivir Viezzer causaram, como se diz!! Chegaram na solenidade com uma carreta que portava uma faixa com o nosso manifesto de apoio a esta obra. A carreta está estacionada no pátio da CIC e vocês poderão conferir pessoalmente nosso compromisso com esse pleito, que na nossa visão vai desafogar os congestionamentos na br-116. Portanto, importante e urgente que nossos representantes políticos se mobilizem para que a extensão da 448 seja realmente efetivada.

A Serra Gaúcha almeja muito essa obra, pois hoje levamos em torno de três horas para ir e mais três horas para voltar de Porto Alegre. Além disso, transitam pela BR-116, no perímetro de São Leopoldo, 180 mil veículos/dia.  

Com a extensão da 448, 34% deste movimento, principalmente do Vale dos Sinos e Serra, serão desviados por esta extensão até a Rodovia do Parque. Percebam então a importância dessa obra na mobilidade da Região Metropolitana.

Queremos agradecer de público à Servicarga, que cedeu a carreta para estarmos presentes neste ato, e também à nossa Diretoria de Infraestrutura da CIC Caxias, cada vez mais atuante nos assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento do nosso estado.

Por fim, senhoras e senhores, só quero lembrar que a CIC continua impactando muitas pessoas com os eventos que vem realizando. A CIC e as demais  entidades aqui sediadas têm um portfólio cada vez maior e mais diversificado de assuntos, abrangendo todo tipo de atividade econômica. Na semana passada, tivemos casa lotada no quarto Meetup CIC e também no evento promovido da ARH Serrana e Diretoria de Recursos Humanos da CIC.

Os dois eventos lotaram a Casa, o que nos deixa muito felizes e cientes de que estamos cumprindo com nossa missão de sinalizar o que está na vanguarda, o que é tendência na nova economia.

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC