Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 5 DE AGOSTO

Institucional

Publicado em 05/08/2019

Foto: Julio Soares/Objetiva
Foto: Julio Soares/Objetiva

Senhoras e Senhores,

O tema de hoje é “Estratégia de marca para conectar pessoas e empresas”, que logo mais será abordado pelo nosso palestrante, Leonardo Milano Persigo, a quem efusivamente agradecemos pela participação em nosso evento. O tema a ser tratado por Persigo, que tem relação com o poder das marcas como forma de conectar pessoas e empresas, me leva a extrapolar a abordagem e fazer um convite a todos vocês que me ouvem neste momento.

Vamos pensar, refletir por um instante, na marca Caxias do Sul e no que ela representa para nós, caxienses. “Diz a lenda” que o povo de Caxias do Sul é muito exigente.

Talvez a explicação para essa característica esteja no fato de que nossos primeiros habitantes passaram por muitas dificuldades e, por questões de sobrevivência, superaram todo o tipo de privação. Os imigrantes que colonizaram este município não se entregaram às adversidades e muito menos ao conformismo. Foram lá e fizeram, como se diz.

Como herança, desenvolvemos um tipo de personalidade exigente e que nos leva, muitas vezes, a reclamar do que pensamos que não temos. Vou citar agora alguns exemplos para ver se vocês concordam:

Reclamamos às vezes que não temos em Caxias do Sul o passeio da Maria Fumaça para oferecer aos nossos turistas e moradores. Precisamos inverter essa lógica, pois Caxias do Sul tem, sim, a Maria Fumaça, que está em Bento Gonçalves. E Bento Gonçalves tem um aeroporto que o liga ao centro do país, que é o Hugo Cantergiani, que está em Caxias do Sul.

Caxias do sul tem o mais bonito belvedere para o Rio das Antas, que é o Belvedere Sonda, em Nova Pádua. E Nova Pádua tem o maior shopping do interior gaúcho, que é o Iguatemi Caxias.

Caxias do sul tem o mais bonito Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, e Farroupilha tem a melhor gastronomia italiana do Rio Grande do Sul, que está em Caxias do Sul.

A nossa cidade também tem os melhores cafés coloniais do país, quiçá do mundo, em Nova Petrópolis, Gramado e Canela, e estes três municípios têm a melhor rede hospitalar do interior do estado, que fica em Caxias do Sul.

Caxias do sul tem os cânions mais bonitos do país, que ficam em Cambará do Sul, enquanto Cambará do Sul tem em Caxias do sul a estrutura necessária para fazer seus passaportes, ou uma Delegacia da Receita Federal, caso necessitem dos serviços desse órgão.

Caxias do sul tem também, olhem que interessante, aposto que ninguém havia pensado nisso, as melhores águas termais gaúchas. Em contrapartida, Nova Prata e Vila Flores podem se orgulhar de terem uma das maiores fábricas de ônibus e de caminhões do mundo, que estão em Caxias do Sul.

Caxias do sul ainda tem as mais modernas fábricas de móveis do país, que estão em Flores da Cunha, enquanto Flores da Cunha tem à sua disposição diversas opções de pizzarias, o maior número por habitante, que estão em Caxias do Sul.

E mais: Caxias do Sul tem um dos mais importantes patrimônios históricos e artísticos nacionais, que está em Antônio Prado, com seus casarios tombados. Em compensação, Antônio Prado tem a maior hotelaria do interior gaúcho, com três mil e quatrocentos leitos, com estrutura, serviços e atendimento qualificados.... que está em Caxias do Sul.

Temos o melhor espumante, o melhor galeto, temos a Tramontina, o Festiqueijo, o Museu do Automóvel, o Vale dos Vinhedos....enfim, senhoras e senhores, ...eu poderia ficar aqui a tarde toda citando muitos mais exemplos. Deu para entender aonde quero chegar?

Temos tudo, absolutamente tudo...mas para isso precisamos pensar em termos de região. Somos a serra gaúcha!!! Nossa marca é única e tem enorme valor.

Em tempos nos quais as palavras conexão, experiência e compartilhamento estão em voga, nada melhor do que pensarmos como região, em que temos tudo à nossa disposição: lazer, turismo, gastronomia, negócios, serviços, comércio, indústria, saúde, educação, enfim...absolutamente tudo como falei antes.

Para um sonhador, para alguém que idealiza um mundo melhor e mais próspero para todos, não existem fronteiras, nem as placas delimitando o início e o fim de um município. Somos uma grande comunidade, a comunidade da Serra Gaúcha.

Por fim, Senhoras e Senhores,

Nossos cumprimentos à Marcopolo por seus 70 anos, que vamos comemorar na sequência. A empresa dispensa comentários, pois sua história se confunde com a história de Caxias do Sul, sendo uma das nossas principais referências mundiais, o que é motivo de muito, mas muito orgulho. Parabéns, Mauro, e transmita à família Marcopolo os nossos cumprimentos.

Também desejo cumprimentar de público o novo presidente do Simplás, Gelson de Oliveira, e em seu nome todos os demais empresários que irão compor a sua diretoria. Contem com a CIC.

Ao Jaime Lorandi, parabéns pela forma como conduziu o sindicato e nosso agradecimento pela parceria nesses últimos anos.

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC