Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 22 DE JULHO

Institucional

Publicado em 23/07/2019

Foto: Julio Soares/Objetiva
Foto: Julio Soares/Objetiva

Senhoras e Senhores,

Queremos agradecer imensamente a presença do presidente da Fruki, senhor Nelson Eggers, mais uma vez, em nossa entidade. Sua presença é sempre muito bem-vinda e inspiradora. Sua trajetória é um exemplo para todos nós, pois a Fruki é uma das mais tradicionais indústrias de bebidas da região sul do brasil, uma empresa familiar que começou com seu avô. Uma marca pela qual os gaúchos têm enorme carinho, uma empresa genuinamente gaúcha competindo com players mundiais. Um grande exemplo de sucesso. Obrigado senhor Eggers!

Senhoras e senhores,

Hoje queremos também fazer alguns agradecimentos importantes. Primeiro, à diretoria de Desenvolvimento e Competitividade da CIC, que na última segunda-feira realizou um evento impecável. O vigésimo quinto Seminário de Competitividade & Qualidade surpreendeu a todos que participaram pelo alto nível da programação e dos palestrantes, a começar por Sandro Magaldi, na reunião-almoço.

Fazer um evento deste porte não é tarefa das mais fáceis, ainda mais há vinte e cinco anos. Mas nossa Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade se reinventa a cada ano para trazer o que há de melhor do debate que fomenta o ecossistema de inovação mundial, cumprindo com seu papel de sinalizadora de tendências, especialmente neste momento  disruptivo que as empresa e a sociedade estão experimentando.

O agradecimento da presidência de público aos diretores:

Alexandre Gardin, Fernando Gonçalves dos Reis, Gilnei Garcia Lafuente, Hana Cristina Vieira Witt,  Maurício Gimenes, Meri Adriana Vettorazzi, Patrícia Risson de Mattos, Pedro Horn Sehbe e Tiago Afonso Tessari. Peço àqueles que estão presentes que fiquem em pé para que possamos aplaudi-los.

Muito obrigado!!

Também queremos fazer o mesmo agradecimento à Diretoria CIC Jovem, que na sexta-feira realizou a formatura do programa miniempresa, lotando o UCS Teatro com mais de 700 pessoas. Neste ano o programa contou com a participação de vinte e uma escolas de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Nova Pádua, abrangendo mais de 330 estudantes. Foi uma cerimônia muito significativa e repleto de emoção, com as famílias e professores dos adolescentes vibrando pela conquista de seus filhos e alunos.

Por isso, quero agradecer ao coordenador da Diretoria CIC Jovem, William Cardoso de Oliveira, e a coordenadora do Programa Miniempresa em Caxias do Sul, Dienefer Chinelato, pelo empenho, pelo carinho, com que se dedicaram ao Programa Miniempresa, e que transmitam esse nosso agradecimento aos coordenadores dos outros três municípios e a todos os membros da Diretoria CIC Jovem.

Peço ao William e a Dienefer que fiquem em pé para que também possamos aplaudi-los.

Aos novos associados, a nossa alegria por recebê-los.  Vocês agora fazem parte da grande família da CIC, e queremos que todos se sintam parte importante da entidade e de seu papel em defesa da livre iniciativa. Vocês são importantes para nós. E estamos aqui para ajudá-los no desenvolvimento dos seus negócios. Contem com a CIC! 

E é em nome da representatividade das nossas empresas e da classe empresarial, para lutar por Caxias do Sul e por esta Região, que temos participado de vários fóruns, em várias instâncias.

Há alguns dias participamos da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa na Câmara de Vereadores para debater a situação das estradas, proposta pela deputada Fran Somensi. Infelizmente tivemos poucos deputados e poucos representantes do Executivo municipal presentes em tão importante debate.

Também é pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul que manifestamos apoio ao governador Eduardo Leite pela aprovação dos projetos de lei para desestatização da CEEE, CRM e Sulgás, o que acabou se confirmando. Da mesma forma, aos senadores pela inclusão de estados e municípios na proposta de reforma da previdência.

Com isso queremos dizer que esta Casa continuará com seu trabalho de representação da classe empresarial e dos seus milhares de associados. Com este mesmo propósito, sediamos na última sexta-feira a terceira edição do evento “Indústria Gaúcha em Movimento”, promovido pela Fiergs em parceria com a CIC. Mais de 100 pessoas, entre lideranças empresariais e políticas, participaram do encontro. Foi apresentada a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial e o trabalho do Conselho de Articulação Parlamentar da Fiergs, que atua na defesa dos interesses da indústria, por meio de influência nas decisões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa.

O diálogo proposto pela Fiergs representou uma iniciativa necessária, importante e bem-vinda para Caxias do Sul e para todo o Rio Grande do Sul, tendo em vista a articulação em que todos assumem suas responsabilidades no processo de desenvolvimento.

É nesses momentos que as entidades podem cobrar dos seus representantes políticos que eles façam uma interlocução efetiva e qualificada com o Executivo federal e estadual.

Ao final do encontro, saímos motivados a trabalhar de forma unificada com o objetivo de propor uma agenda de relacionamento com as representações parlamentares que ao fim visam o desenvolvimento da nossa economia e do nosso povo.

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC