Notícias

Nelson Eggers fala de sucessão e planos para mais 100 anos de crescimento da Fruki

Gerais

Publicado em 22/07/2019

Agora na presidência do Conselho Consultivo, empresário palestrou na reunião-almoço da CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva
Agora na presidência do Conselho Consultivo, empresário palestrou na reunião-almoço da CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva

Desde abril na presidência do Conselho Consultivo da Fruki, uma das mais tradicionais indústrias de bebidas da Região Sul do Brasil, Nelson Eggers foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (22). O empresário, neto do fundador e representante da terceira geração no comando da Fruki – em 1º de dezembro ele completará 60 anos na empresa – falou sobre como a sucessão e o planejamento do processo sucessório foi estruturado para que o cargo de presidente executivo passasse a ser ocupado pela filha Aline Eggers Bagatini. A missão da sucessora e do irmão Júlio Eggers, no cargo de diretor Administrativo, será o de perpetuar a filosofia da empresa, centrada em valores compartilhados por todos os funcionários, e levar a Fruki, fundada há 95 anos, para mais um século de crescimento.

Nelson Eggers fala com muito orgulho da trajetória da empresa e também dos planos para o futuro. Hoje com quase mil funcionários e líder de mercado no Rio Grande do Sul, a empresa trabalha na construção da nova fábrica que deverá ser concluída em outubro de 2020. O empreendimento será instalado em uma área total de 87 hectares no município de Paverama, depois de 76 propostas de prefeituras gaúchas. A escolha recaiu sobre Paverama por sua “boa localização, boa água e boas escolas para os filhos dos funcionários”.  

O processo sucessório foi desenvolvido com base em consultorias de governança corporativa implantado há anos. “Tem que fazer a organização societária quando tudo está bem, pois quando começar o conflito, ninguém mais se entende e isso pode acabar com uma empresa. É preciso se preparar para a fase difícil da sucessão”, aconselhou Eggers, que tem seis filhos.

A Fruki tem matriz em Lajeado, onde estão suas sete linhas de produção totalmente automatizadas, com capacidade para até 420 milhões de litros de bebidas/ano. Com 30 mil clientes, sua linha de produtos é composta por refrigerantes Fruki, suplementos Frukito, os sucos Com/Tem, o energético Elev, água mineral Água da Pedra e, mais recentemente, a Cerveja Bellavista, com cinco rótulos. A empresa conta com Centros de Distribuição (CD) em Canoas, Pelotas e Santo Ângelo, além de Lajeado. Recentemente, a Fruki ingressou no mercado catarinense, com a instalação de dois CDs: em Blumenau e Chapecó. Em Pelotas, o empreendimento tem 30 mil m² de área total e aproximadamente 12 mil m² de área construída. “Meu sonho é instalar um CD como este nesta Região”, revelou Nelson Eggers. E concluiu: “Sou apaixonado pela minha empresa. Recomendo a todos que sejam apaixonados por suas empresas”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)