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“As empresas não concorrem mais com seus concorrentes diretos, mas com as transições de mercado”

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Publicado em 15/07/2019

Sandro Magaldi palestrou na reunião-almoço da CIC que abriu o 25º Seminário Competitividade & Qualidade - Foto: Julio Soares/Objetiva
Sandro Magaldi palestrou na reunião-almoço da CIC que abriu o 25º Seminário Competitividade & Qualidade - Foto: Julio Soares/Objetiva

Autor de cinco livros de negócios, incluindo o best-seller “A gestão do amanhã”, Sandro Magaldi palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (15). Evento de abertura da programação do 25º Seminário Competitividade & Qualidade, a reunião-almoço teve como enfoque a transformação da economia, baseada em rupturas, e o impacto na sociedade. “Em nenhum momento, na história da humanidade, aconteceram tantas e tão intensas transformações. As empresas não concorrem mais com seus concorrentes diretos, mas com as transições de mercado”, afirmou.

Segundo Magaldi, empresas e líderes que não conseguem fazer a melhor leitura das mudanças estão ficando pelo caminho, citando casos como Kodak, Nokia, Motorola, Abril, Sears, BlackBerry, entre outras. “Empresas estão morrendo por fazer a mesma coisa, corretamente, durante muito tempo”.

No entanto, acrescentou, a despeito de todas essas ameaças, existe uma grande oportunidade para quem se mexer mais rápido. “É darwinismo na veia”, ilustrou. Para ele, o empreendedorismo é o grande vetor da transformação dessa nova sociedade. E argumentou que a grande transformação se dará quando o tradicional se alinhar ao novo.

O palestrante citou também exemplos de empresas que, mesmo sendo indústrias, estão derivando para se tornarem empresas de serviços, como o caso das montadoras com os carros compartilhados. Explicou que as empresas que estão enxergando oportunidades na transformação comportamental da sociedade mudaram todo seu mindset. “Se não mudarmos o modelo mental dos nossos colaboradores, nada muda”, salientou. E enfatizou: “A transformação vai acontecer. Escolham ser protagonistas. Se aventurem ao novo, aprendam a desaprender e a aprender de novo. Não temos que nos afastar da tecnologia, temos que nos aproximar, testar, usar. E não importa o porte do seu negócio, é preciso pensar de forma ambiciosa e audaciosa”.

DIA DO COMERCIANTE – A reunião-almoço da CIC desta segunda-feira também foi alusiva ao Dia do Comerciante, comemorado anualmente em 16 de julho. Para homenagear o setor, o evento foi conduzido pelo vice-presidente de Comércio da entidade, Jaime Andreazza.  Ele lembrou os primórdios do comércio em Caxias do Sul e enalteceu o crescimento do setor. “O comércio é o elo entre a indústria e o consumidor. Essa importância crescente do varejo não é, porém, apenas resultado do consumo interno. É também resultado de uma profunda transformação que tem ocorrido no próprio setor”, afirmou.

SEMINÁRIO – Depois da abertura, o 25º Seminário Competitividade & Qualidade prosseguiu à tarde com palestras Julio Mottin Neto, presidente-executivo do Grupo Dimed/Panvel; Jean Philippe Rosier, diretor da Perestroika/SPUTNIK; Diego Correia -gerente sênior da Porsche Consulting; e Marcelo Pereira Armelin, gerente sênior da Qualidade do Produto Bus.