Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 24 DE JUNHO

Institucional

Publicado em 25/06/2019

Senhoras e senhores,

Iniciamos esta saudação agradecendo ao nosso palestrante, que é economista-chefe do sistema Fiergs, sendo responsável, portanto, pela análise e interpretação dos indicadores macroeconômicos e por oferecer possíveis cenários à presidência da Federação e, por consequência, a todo o empresariado gaúcho, auxiliando em suas tomadas de decisão.

Aqui em Caxias do sul, caro André, estamos bastante apreensivos com os rumos da economia brasileira. Reiteramos nosso apoio integral à reforma da Previdência por entendermos que dela dependem as condições para uma retomada mais consistente do desenvolvimento econômico.

É preciso que a sociedade tenha ciência disso!! E tenha ciência principalmente que os trabalhadores da iniciativa privada perderam, segundo a revista Exame, nos últimos cinco anos, até 16% de sua renda....uma queda real.

Enquanto isso, o funcionalismo público teve um acréscimo de 7,5% em seus rendimentos. Há aí um “gap” de 24% de diferença entre os ganhos da iniciativa privada, que é quem produz, gera riquezas e paga impostos, e o setor público. Ao final desta conta, temos o aumento do empobrecimento da população brasileira....é de se pensar...

Também queremos fazer menção neste espaço em relação ao aniversário de Caxias./// Na última quinta-feira, nosso município completou 129 anos... a Caxias do Sul da Festa da Uva, da uva, do trabalho, da imigração.

E aí temos de nos perguntar: afinal, qual a Caxias que queremos?

A Caxias que valoriza as suas tradições, mas que é aberta à inovação, que gera empregos e fomenta a economia, ou a Caxias que desemprega e que trata o empresário como vilão??

A Caxias em que os cidadãos fazem as coisas certas, cumprem as leis, a Caxias que se preocupa com os empresários estabelecidos, ou a Caxias que faz vistas grossas ao comércio ilegal e que não garante nem ao menos o direito de ir e vir nas calçadas invadidas por mercadorias sem impostos, em que um lugar público, a calçada, virou território comercial privado por invasão??

A Caxias que valoriza seu passado e planeja seu futuro, ou a Caxias que desconstrói tradições e desprestigia o empresariado?

Sim, são tempos controversos....mas nada disso nos tira a certeza de que o caminho é fortalecer a luta e continuar na defesa das nossas causas.

A Caxias centenária merece que trabalhemos em conjunto, que valorizemos a união de esforços, que voltemos a apagar as velas de seus 129 anos em um bolo na praça, como forma de homenagear e agradecer aos seus cidadãos por tudo que fazem por ela.

Temos exemplos bem próximos de nós, cidades vizinhas que souberam unir todos os atores sociais para fazer grandes coisas pelo bem-comum e pelo progresso.

A destruição é triste, mas não vamos nos abater.

---------------------------------

Por fim, senhoras e senhores, é com muita honra que anunciamos os vencedores do Troféu Íitalo Victor Bersani 2019.

Categoria Indústria - Maria Santa Acessórios 

Categoria Comércio - Pioner Joalheria e Ótica

Categoria Serviços - Fedrizzi Seguros

Menção Honrosa - Associação Criança Feliz

Queremos salientar que a escolha se dá por votação, conforme regulamento amplamente divulgado. Portanto, é uma escolha soberana dos associados e dos sindicatos patronais afiliados à CIC. Parabéns aos agraciados!!

A entrega e homenagem ocorrerá na reunião-almoço de oito de julho, quando a CIC comemorará 118 anos, para a qual estão todos convidados.

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC