Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN NA REUNIÃO-ALMOÇO DE 23.01

Institucional

Publicado em 23/01/2019

Senhoras e Senhores!

É certo que teremos um ano de muito trabalho pela frente. Muito há para ser feito, muitos desafios precisam ser vencidos, e todos precisam fazer a sua parte e assumir a sua responsabilidade em favor de um tempo de paz e prosperidade nacional. O Brasil pode mais, e nós, brasileiros, merecemos que assim seja!

Considero três grandes desafios a serem enfrentados pelos novos governantes nesse início de mandato, desafios estes que serão cruciais para devolver a tranquilidade necessária para o país reencontrar o caminho do desenvolvimento.

O primeiro deles será criar condições para a geração de empregos, diminuindo as drásticas estatísticas que apontam milhões de pessoas sem oportunidades no mercado de trabalho. Emprego e renda fazem uma enorme diferença no ambiente social, pacificando as relações.

O segundo grande desafio é melhorar a educação. Avançamos, sem dúvida, mas o Brasil continua com grandes problemas nessa área. Faltam investimentos na capacitação de professores e na modernização das escolas públicas.

Quando tivermos, de fato, uma educação de qualidade em todos os níveis, sentiremos os reflexos positivos em setores como economia, saúde e segurança.

E, por fim, é preciso implantar um choque de gestão na administração pública. Nossos governantes, historicamente, gastaram mais do que podiam – e gastaram mal - os recursos públicos que arrecadam com nossos suados impostos.

Não existe mágica: é preciso controlar o endividamento, equilibrar despesas e receitas e ainda ter competência para fazer os investimentos necessários capazes de alavancar a modernização e o crescimento do país. A construção de um governo estável depende basicamente que o discurso de austeridade e transparência esteja realmente alinhado com a prática.

Conhecemos muito bem o grande mal que a corrupção é capaz de causar na vida nacional e queremos nos livrar dessa chaga que traumatizou o país e abalou a nossa dignidade. Basta de fazer mau uso do dinheiro público, o mesmo que foi desviado da saúde, da educação e da infraestrutura, expondo verdadeiras quadrilhas que ‘assaltaram’ por anos os cofres públicos.

Seriedade, responsabilidade e competência para gerir o nosso dinheiro. Não é pedir muito! Só assim o brasil será capaz de gerar bons resultados nas próximas décadas.

Senhoras e Senhores!

Ontem acompanhamos em Porto Alegre a comitiva de Caxias do Sul que esteve em visita ao governador Eduardo Leite para levar a ele o convite para a abertura da Festa da Uva, no dia 22 de fevereiro. Aproveitamos a oportunidade também para convidá-lo para ser o palestrante de uma de nossas próximas reuniões-almoço, convite que foi muito bem recebido pelo novo governador. Esperamos fechar em breve esta agenda para informar a todos.

Em relação à Festa da Uva, a CIC reforça o convite para que nossa comunidade prestigie e se integre às atividades do evento como forma de celebrar a nossa história, nossa cultura e tradições e também a força da nossa economia.

Muito obrigado!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC