Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN - REUNIÃO-ALMOÇO DE 19.11.2018

Institucional

Publicado em 19/11/2018

Foto: Antonio Valiente
Foto: Antonio Valiente

Senhoras e Senhores,

Na semana passada tomamos conhecimento de duas excelentes notícias para todos nós que lutamos pela melhoria da infraestrutura não só de Caxias do Sul, mas de toda a Região.

A primeira boa notícia é que a conclusão dos últimos oito quilômetros ainda pendentes no lado gaúcho da BR-285 já tem assegurados R$ 80 milhões no orçamento da União de 2019. O recurso foi aprovado na Câmara dos Deputados a partir de uma emenda da bancada gaúcha.

A convite do grupo em prol da BR-285, diretores de Política Urbana e Infraestrutura da CIC visitaram em março deste ano as obras de pavimentação no trecho entre São José dos Ausentes e Timbé do Sul, selando o engajamento da entidade no movimento que cobrava do DNIT celeridade na retomada do trecho. A conclusão da pavimentação da estrada vai beneficiar o escoamento da produção e o turismo.

Além da região ser composta de belas paisagens, a conclusão da estrada facilitará o acesso de Caxias do Sul ao Porto de Imbituba, encurtando a distância em cerca de 80 quilômetros em relação à BR-116, a rodovia mais utilizada atualmente pelos transportadores.

Na época, o grupo da BR-285 buscou conhecer a experiência da Comissão Pró-Rota do Sol, coordenada pela CIC, sobre como mobilizar comunidades e autoridades em favor da conclusão das obras.

Também recebemos outra excelente notícia, desta vez do deputado federal Luiz Carlos Heinze, de que a bancada gaúcha também colocou uma emenda de dez milhões no orçamento de 2019 para a continuidade da BR-448, no trecho entre Sapucaia do Sul e Portão.

Ou seja, tivemos um retorno pessoal do futuro senador a respeito de uma solicitação da CIC, do MobiCaxias e da CICS Serra entregue a ele em uma reunião aqui na entidade, e que agora tem um desfecho feliz.

O que quero destacar, ao citar estes dois exemplos, é que trabalhar em conjunto, com sinergia e cooperação, com a soma de várias forças em torno dos mesmos objetivos, sempre será mais fácil obter sucesso naquilo que reivindicamos. Que saibamos trabalhar mais em sinergia.

Hoje, 19 de novembro, comemora-se o dia da bandeira do Brasil. Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a proclamação da república, em 1889. É um dos símbolos máximos do nosso País e que traz o lema político do positivismo “ordem e progresso”.

Que neste lema esteja de fato representado este novo momento em Brasília. Estamos vivendo um momento ímpar de mudança de governo, com enorme expectativa em torno das novas diretrizes econômicas do País, como veremos logo mais na palestra do nosso diretor Joarez Piccinini.

Nunca se falou tanto, como se ouviu nessa última campanha política, em desburocratizar e ajudar o empreendedor brasileiro. Esperamos, no entanto, que essa promessa se concretize também no nível municipal, estadual, além do federal.

Por fim, quero fazer um chamamento a toda comunidade empresarial da nossa cidade: vamos entrar no espírito natalino, até em apoio à CDL, e vamos decorar nossas empresas, nossas lojas, nossas casas, instalar luzes de natal, enfim, ajudar a enfeitar Caxias do Sul. Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir devolver o brilho e o encantamento do Natal às nossas ruas, nossos bairros, em toda a cidade.

Que este novo ânimo que estamos vivenciando em Brasília se estenda a Caxias do Sul, no cotidiano da nossa cidade.

Antes de encerrar, queremos cumprimentar a Brigada Militar por seus 181 anos, comemorados no dia de ontem. Parabéns aos nossos valorosos brigadianos!

E só para lembrar, no próximo dia primeiro de dezembro, um sábado, vamos fazer mais um pit stop da rota do sol. Prestigiem!

Fonte: Assessoria de Imprensa