Notícias

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN - REUNIÃO-ALMOÇO DE 12.11.2018

Institucional

Publicado em 12/11/2018

Senhoras e Senhores,

O tema da reunião-almoço de hoje é segurança pública e a participação da iniciativa privada na solução dos problemas de criminalidade e violência. A ideia é conhecer a atuação do Instituto Cultural Floresta e aumentar o nível de conscientização do empresariado para a importância do seu papel social e colaboração com o aparelhamento dos órgãos de segurança.

Temos enorme preocupação com a segurança das nossas famílias, das nossas empresas e colaboradores e da sociedade de modo geral. Nos impressiona o fato de vivermos, especialmente em Caxias do Sul, numa constante sensação de insegurança.

Cremos que o desejo de todos aqui presentes é experimentar aquela sensação de segurança que temos quando viajamos para outros países, por exemplo, ou até mesmo para cidades próximas a Caxias do Sul. Quando isso acontece, parece que as pessoas até mudam de comportamento, adotando atitudes mais civilizadas e respeitosas, menos agressivas.

A segurança é um direito do cidadão e um dever do estado, mas temos - todos - de fazer a nossa parte e assumir nossas obrigações nesta sociedade cada vez mais carente de respeito ao próximo. Queremos segurança pública, então vamos também nos dedicar à educação de seres humanos melhores. A educação é - e sempre será - o primeiro passo rumo à segurança pública.

Todo investimento em educação repercutirá na diminuição da violência e da criminalidade. Isso é estatístico! Por isso, no entendimento desta entidade, a escola deve estar no centro de toda e qualquer política sobre segurança pública. Até porque a segurança tem infinitas demandas, e recursos humanos e materiais cada vez menores. Precisamos equilibrar essa balança.

Por fim, a CIC sempre defendeu que o apoio do empresariado à segurança pública seja canalizado via entidades criadas com esta finalidade. Em Caxias do Sul temos a Mocovi/Consepro, a quem cabe gerir os esforços da iniciativa privada no auxílio às polícias. Creio que é o que faz também o Instituto Cultural Floresta, que vamos conhecer com detalhes na palestra do nosso convidado logo mais. Novamente, obrigado por sua presença, Leonardo Fração.

E antes de darmos sequência ao nosso cerimonial de hoje, queremos cumprimentar o presidente do Conselho Deliberativo da CIC, que recebeu a menção honrosa do Prêmio Jovem Talento Empreendedor, entregue em solenidade na noite da última terça-feira pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.

Atualmente, além de participar da gestão da CIC, José Quadros dos Santos exerce o cargo de vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul e muito tem trabalhado pelo incentivo e fomento ao empreendedorismo. Receba, Quadros, nossos efusivos cumprimentos pela justa homenagem.

Muito obrigado e boa reunião-almoço a todos!

Fonte: Assessoria de Imprensa