CSS Light Web Gallery

10/09/2018 | DISCURSO

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVANIR GASPARIN - REUNIÃO-ALMOÇO DE 10.09.2018

- SENHORAS E SENHORES,

- QUEREMOS AGRADECER À PRESENÇA DO JORNALISTA DANIEL SCOLA, UM ILUSTRE FILHO DE CAXIAS DO SUL, QUE HOJE NOS DÁ A SATISFAÇÃO DE OUVI-LO PESSOALMENTE.

O TEMA É SEM DÚVIDA PERTINENTE E IMPORTANTE. ESTAMOS DIANTE DAS ELEIÇÕES MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA RECENTE DO NOSSO PAÍS. E NESSE CONTEXTO, O PAPEL DA IMPRENSA É FUNDAMENTAL, TODOS CONCORDAMOS.

ACREDITAMOS, PORÉM, QUE UM DOS PAPEIS DA IMPRENSA SÉRIA, ISENTA E REALMENTE COMPROMETIDA COM A VERDADE DOS FATOS É COMBATER AS CHAMADAS “FAKE NEWS”.  

É PREOCUPANTE A FORMA COMO A TECNOLOGIA E AS MÍDIAS SOCIAIS ESTÃO SENDO USADAS PARA INFLUENCIAR O VOTO DO ELEITOR, COM GRAVE RISCO DE AFETAR A DISPUTA ELEITORAL DESTE ANO.

PRECISAMOS QUE O CIDADÃO POSSA FAZER UMA ESCOLHA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL, E A MANIPULAÇÃO DA VERDADE DE MANEIRA INTENCIONAL E, ÀS VEZES, ATÉ MALDOSA, EM NADA COLABORA COM A NOSSA DEMOCRACIA. TAMBÉM APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA MANIFESTAR NOSSO REPÚDIO AO ATENTANDO SOFRIDO PELO CANDIDATO AJIR BOLSONARO NA SEMANA PASSADA. A NINGUÉM INTERESSA QUE A VIOLÊNCIA PREVALEÇA.

POR ISSO, IMPORTANTE QUE TENHAMOS MUITO CLARO QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NO CONTEXTO DO NOSSO PAÍS E NAS ATUAIS ELEIÇÕES, ESPECIALMENTE QUANDO SABEMOS O PODER QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TÊM SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA.

ESTA CASA RESPEITA E ACREDITA NO PAPEL DA IMPRENSA, MAS ENFATIZAMOS QUE É NECESSÁRIO MUITA RESPONSABILIDADE E SENSO DE DEVER NESTE TRABALHO DE INFORMAR, PARA QUE NÃO VENHAMOS A SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS DA MANIPULAÇÃO DOS FATOS E DA VERDADE.

POR OUTRO LADO, É TRISTE VERIFICAR QUE ESTAMOS MEIO QUE ANESTESIADOS, SEM CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO E REAÇÃO A UMA SÉRIE DE EVENTOS NEGATIVOS QUE SÓ COMPROMETEM O FUTURO DO BRASIL.

ENTRE OS EXEMPLO DO QUE FALO ESTÃO OS RECENTES RESULTADOS DO IDEB. O BRASIL NÃO BATEU QUASE NENHUMA META DESSE INDICADOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE MEDE A QUALIDADE EM ESTADOS, CIDADES E MUNICÍPIOS. ISSO É UM TERMÔMETRO PREOCUPANTE DA EDUCAÇÃO E DA GERAÇÃO QUE ESTÁ SENDO FORMADA E EDUCADA PELO NOSSO ATUAL SISTEMA EDUCACIONAL.

PELOS NÚMEROS, BASTANTE PREOCUPANTES, DIGA-SE DE PASSAGEM, TEREMOS UMA LEGIÃO DE ANALFABETOS FUNCIONAIS, COM DIFICULDADES EM MATÉRIAS BÁSICAS COMO MATEMÁTICA E PORTUGUÊS. COMO FICAM A COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA BRASILEIRA EM UM CENÁRIO COMO ESSE??

OUTRO DADO PREOCUPANTE E QUE DÁ A DIMENSÃO DA NOSSA FALTA DE REAÇÃO TEM COMO FONTE O MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E IBGE SOBRE OS PROVENTOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO E OS SALÁRIOS DO SETOR PRIVADO. EXISTE UM ABISMO ENTRE UM E OUTRO SETOR, AS DIFERENÇAS SÃO GRITANTES E DEIXAM CLARO OS PRIVILÉGIOS DE UNS SOBRE OS OUTROS, GERALMENTE SOBRE QUEM DE FATO PRODUZ RIQUEZAS NESSE PAÍS.

UM TERCEIRO EXEMPLO VEM DO TRISTE E LAMENTÁVEL EPISÓDIO DO INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO.

UM RETRATO DO DESCASO E DA FALTA DE GESTÃO DO DINHEIRO PÚBLICO. A HISTÓRIA DO BRASIL VAI POR TERRA E NINGUÉM E ATÉ O MOMENTO NINGUÉM FOI PUNIDO OU TEVE DE RESPONDER POR SUA OMISSÃO, INCOMPETÊNCIA OU O QUE SEJA!

E POR FIM, UM ÚLTIMO EXEMJPLO, É A AVANÇO DA INFORMALIDADE NO PAÍS, SEM QUE O GOVERNO REAJA A ISSO DE FORMA EFICAZ E RESPONSÁVEL. PREOCUPA-NOS O FATO DE QUE A INFORMALIDADE VAI DESTRUTIR A FORMALIDADE, E NINGUÉM GANHA COM ISSO. UM PAÍS QUE TEM SUA ECONOMIA FORTEMENTE SUSTENTADA NA INFORMALIDADE EMPOBRECE.

E ANTES DE ENCERRAR QUEREMOS CUMPRIMENTAR OS ADMINISTRADORES PELA PASSAGEM DO DIA DO ADMINISTRADOR, COMEMORADO ONTEM, 9 DE SETEMBRO.

MUITO OBRIGADO!

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Outras Notícias