Notícias

CIC realiza mais uma edição do Comércio Exterior em Pauta

Negócios Internacionais

Publicado em 18/07/2018

Evento contou com palestra do executivo Ruben Bisi - Foto: Candice Giazzon/CIC
Evento contou com palestra do executivo Ruben Bisi - Foto: Candice Giazzon/CIC

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Negócios Internacionais, realizou nesta quarta-feira (18), a 10ª edição do Comércio Exterior em Pauta, atraindo um público de mais de 100 pessoas.  A programação do evento contou com a palestra do consultor Ruben Bisi, que foi executivo da Marcopolo por 45 anos, e que hoje tem sua própria empresa de assessoria em comércio exterior.

Ao falar sobre negociação internacional e sobre como atingir novos mercados e tornar os produtos conhecidos, Bisi elencou alguns caminhos: via Apex ou Ministério de Relações Exteriores; contato com empresas que já exportam e tenham operações em outros países; participação de sindicatos e associações de empresas; participação em feiras especializadas nos países-alvo; participação em missões ao exterior de sindicatos ou órgãos de governo; uso de empresas especializadas em exportação; uso de canais de e-commerce; e contato com empresas que conheçam seus potenciais clientes no exterior.

Antes de tudo, porém, advertiu, a empresa que quer exportar precisa se conhecer muito bem e identificar seus pontos fortes e fracos por meio de um planejamento estratégico. O consultor também apresentou os fatores a serem considerados na internacionalização e detalhou formas de como analisar a atratividade dos mercados mundiais.

O Comércio Exterior em Pauta tem como objetivo ampliar a visão global de negócios e competitividade do comércio exterior e difundir as principais ferramentas, parceiros e plataformas de comércio internacional, com palestras de especialistas na área. O evento teve como patrocinadores Esfera Assessoria e Negócios Internacionais, Marcopolo, One Way, Tecon Rio Grande, Transportes Sérgio Muraro, Vitória Câmbio e Zulmar Neves Advocacia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Material para Download