Notícias

Secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul detalha na CIC trabalho de emissão de licenças

CIC Jovem

Publicado em 17/02/2016

Adivandro Rech participou da reunião-almoço que a entidade realizou nessa quarta-feira (17) - Foto: Julio Soares/Objetiva
Adivandro Rech participou da reunião-almoço que a entidade realizou nessa quarta-feira (17) - Foto: Julio Soares/Objetiva

Secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul detalha na CIC trabalho de emissão de licenças
Adivandro Rech participou da reunião-almoço que a entidade realizou nessa quarta-feira (17)

Na segunda reunião-almoço do ano, que ocorreu nessa quarta-feira (17), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) ouviu o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, que palestrou sobre os resultados do trabalho realizado pela Semma, com a participação da CIC, entidades e especialistas, para que Caxias do Sul passasse a ter competência plena na emissão de licenças ambientais. Desde setembro de 2015, o município tem a responsabilidade do licenciamento, fiscalização e controle dos empreendimentos e meio ambiente, sendo a primeira cidade do Interior a firmar esse tipo de convênio com o governo do estado.

A agilidade na liberação dos processos pleiteada pela CIC está sendo alcançada, de acordo com o secretário. A média de prazo hoje gira em torno de quatro a cinco meses, quando não há problemas de documentação incompleta, mencionou Rech. “Há formas de melhorar esse prazo e o Município está buscando medidas para isso”, acrescentou.

Ainda de acordo com Adivandro Rech, quando se trata de equilibrar o desenvolvimento econômico e social com a proteção ao meio ambiente, um dos instrumentos mais criticados é o licenciamento ambiental. Ele destacou, porém, a importância que tem esse instrumento no controle de possíveis prejuízos às pessoas e ao meio ambiente, assegurando a correta destinação de cada tipo de resíduo. “O licenciamento ambiental é essencial para o desenvolvimento sustentável, mas não pode ser um entrave”, afirmou. Ele acredita que o principal desafio do Poder Público é assegurar a agilidade exigida pela iniciativa privada e, ao mesmo tempo, garantir a preservação do meio ambiente.

A CIC foi novamente convocada pelo secretário para fazer parte de estudos que visam melhorias no trabalho realizado pela Semma de licenciamento ambiental. O presidente da entidade, Nelson Sbabo, garantiu que a CIC mais uma vez contribuirá com os técnicos da Secretaria.

CIC JOVEM – Durante a reunião-almoço, foi realizada a cerimônia de posse da nova presidência do Departamento de Jovens Empresários da CIC – Gestão 2016. Rodrigo Dal Pizzol passou o cargo de presidente para Rodrigo Menegassi. Com Menegassi também assumiram Mateus Bertolini Sonda, como vice-presidente Administrativo, e Tanara Cassini Vasatta, como vice-presidente de Projetos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens