Notícias
Economia caxiense acumula queda de 2,9% no primeiro trimestre de 2014
Publicado em 06/05/2014
A economia de Caxias do Sul registrou alta de 2,8% no mês de março, em comparação com fevereiro, mas isso não garantiu um desempenho positivo no primeiro trimestre do ano. A queda foi de 2,9% no período de janeiro a março. O acumulado dos últimos 12 meses ficou equilibrado, apresentando pequena alta de 1,3%, mas caiu cerca de 4% em relação a março de 2013. Os números foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta terça-feira (6).
Por setores, na relação entre março de 2014 e março de 2013, a análise mostra taxas de crescimento na indústria e serviços, sendo que na indústria a alta foi de 2,6% e nos serviços, 7,8%. O comércio, porém, registrou mais um mês de queda, atingindo um índice de menos 5,5%. Contudo, a análise com o mesmo mês do ano passado mostra que tanto indústria e comércio como serviços registraram números negativos. No comércio, a queda foi de mais de 12%. Este comportamento deixou os diretores das duas entidades pessimistas em relação aos próximos meses. "Estamos preocupados com o rumo da nossa economia. O que se percebe é a possibilidade, bastante grande, de agravamento deste cenário", afirmou o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Alexander Messias. Já Carlos Zignani, também diretor da CIC, revelou que a indústria de bens de capital de Caxias do Sul vive um momento de incertezas sobre o que vai acontecer em 2014.
Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que, em março, todos os componentes do Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias), com exceção da utilização da capacidade instalada, apresentaram crescimento em relação a fevereiro deste ano. Na comparação com março de 2013, no entanto, houve queda em todos os componentes, menos com horas trabalhadas, que cresceu 26%.
Empregos
Em março, Caxias do Sul apresentou um saldo positivo de 54 postos de trabalho com carteira assinada, totalizando 187.652 vagas, um crescimento de 1,45% em relação aos últimos 12 meses. Mais de 93 mil empregos estão na indústria e construção civil. O ano de 2014 traz um acumulado de 4.479 empregos, um crescimento de 2,45%.
Mercado externo
As exportações cresceram 3,9% em relação a fevereiro, fazendo com que o acumulado do ano de 2014 alcançasse o patamar de 6,6%. Nos últimos 12 meses, porém, as perdas são de 7,8% nas exportações. As importações, por sua vez, cresceram 5,6% na comparação entre março e fevereiro e 7,9% na análise dos últimos 12 meses. O acumulado do ano nas importações é negativo em 10,3%. Com isso, o saldo da balança comercial cresceu 2,2% em relação a fevereiro e 16% em relação a março do ano passado. Nos três primeiros meses do ano, porém, a alta chega a 47%, mas é negativa em mais de 22% no acumulado dos últimos 12 meses.
Também participaram da coletiva de apresentação do desempenho o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, o diretor-secretário da CDL, Ivonei Pioner, e as assessoras de Economia, Nara Panazzolo, da CIC, e Maria Carolina Gullo, da CDL.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC