Notícias
Segurança do trabalhador e relações de trabalho pautam debates da reunião-almoço da CIC
Publicado em 31/03/2014
Um dos palestrantes da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (31), o gerente de Saúde do Sesi no estado, o médico Antonino Germano, abordou a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e trouxe informações sobre o Curso de Formação de Cipistas oferecido pela instituição. O evento contou ainda com a palestra do superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Flávio Zacher, que falou sobre as novas relações de trabalho.
Depois de relembrar o surgimento das primeiras leis de proteção e prevenção de acidentes no trabalho, Germano afirmou que as necessidades legais exigem das Cipas um novo perfil de atuação, com profissionalização e otimização das ações, secretaria permanente, administração por indicadores, gestão por resultados e estabelecimento de metas de desempenho. "O Sesi vem realizando treinamentos para Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do trabalho desde a criação de sua obrigatoriedade", ressaltou.
Segundo o médico, o curso de Cipa realizado pelo Sesi, nas modalidades in company ou abertos, além de atender a todos os requisitos necessários ao cumprimento da legislação, insere ferramentas de programas de qualidade total direcionadas à obtenção de resultados e gestão profissional dos processos. Somente no ano passado, foram formados, em todo o Rio Grande do Sul, mais de 9.800 cipistas, totalizando 11.860 horas de trabalho. Os cursos são gratuitos e em 2014 serão realizados quinzenalmente, podendo ser ampliados, conforme a demanda, revelou Antonino Germano.
Já Flávio Zacher enfatizou que o Ministério do Trabalho, órgão ao qual a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego é vinculada, tem pautado sua atuação pela busca do diálogo com o setor empreendedor e a padronização das ações. Zacher reconhece que existem divergências entre a fiscalização e as empresas, mas acredita que a solução destes conflitos passa pelo caminho do entendimento. "Muitas vezes as normas são questionadas pelo setor empresarial, mas os impasses devem ser solucionados por meio do diálogo, cumprindo-se a legislação", observou. Ele também elogiou a relação entre as empresas e a Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul. Segundo ele, este sistema de diálogo foi implantado em Caxias do Sul e serve de modelo para outras regiões.
Ainda de acordo com Flávio Zacher, alguns desafios estão na ordem do dia. Ele citou a questão da imigração, o trabalho infantil e o pagamento da jornada itinerante. "Nossa missão não é punir. A segurança do trabalhador é a prioridade absoluta, deve estar em primeiro plano. A grande maioria do setor empreendedor já entendeu essa necessidade. Não podemos colocar em risco a vida de outra pessoa", concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC