Notícias

10º Encontro da Mulher Empreendedora mostra quatro histórias de sucesso

Gerais

Publicado em 28/03/2013

Mirtes Fabris Rodrigues, Beatriz Beretta, Odete Garbin e Isabel Peteffi Basso - Foto: Jonas Rosa
Mirtes Fabris Rodrigues, Beatriz Beretta, Odete Garbin e Isabel Peteffi Basso - Foto: Jonas Rosa

Em sua décima edição, o Encontro da Mulher Empreendedora, promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, lotou o auditório da entidade na noite desta quarta-feira (27). O evento apresentou a trajetória de Mirtes Fabris Rodrigues, Odete Garbin, Isabel Peteffi Basso e Beatriz Beretta, empreendedoras que se destacaram, respectivamente, nos serviços, cultura, indústria e comércio.
Ao falar de sua trajetória profissional, do período em que trabalhou no Banco do Brasil até sua atuação na Revista Acontece Sul, um negócio familiar, Mirtes salientou que todas as mulheres deveriam se sentir homenageadas, porque, de uma forma ou outra, todas são empreendedoras.

A artista plástica Odete Garbin, homenageada no segmento cultura, mostrou seus principais trabalhos individuais e coletivos e falou de seu envolvimento, há 25 anos, com o Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (Navi). "Pensar coletivamente é muito bom. O sucesso individual não é tão bom como o sucesso coletivo", afirmou Odete.

Apaixonada por moda desde criança, Isabel contou sua história, desde a primeira máquina de costura até a criação da empresa de confecção Essencial, hoje detentora das marcas Escultura, voltada para a confecção de uniformes corporativos, Ciela, de roupas exclusivas, e Gabriela Basso, que trabalha com coleções autorais. "Através das nossas roupas escrevemos nossa história e nossas confecções são para todos os momentos da vida de uma mulher", disse Isabel.

Empresa familiar que está na quarta geração, a Beretta Joias, que completou 95 anos, conta com a dedicação de Beatriz há 45 anos. Encantada pela arte da joalheria, ela se aperfeiçoou no ramo iniciado pelo avô do marido, especializando-se em criação e vitrinismo. Beatriz também atuou no movimento escoteiro e na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul. "A benemerência faz parte da minha vida", frisou.

Para a presidente do Conselho da Empresária da CIC, Shirlei Omizzolo, "as mulheres impulsionam o Brasil rumo ao crescimento e ao desenvolvimento" Segundo ela, estas quatro mulheres são exemplo e referência em suas áreas de atuação.

A vice-presidente de Comércio da CIC, Analice Carrer, destacou a força feminina e afirmou que as mulheres se prepararam para chegar aonde chegaram. "Se passamos a disputar as oportunidades do mundo corporativo com os homens é porque temos total condição de dar conta do recado com igual competência", comentou.

O 10º Encontro da Mulher Empreendedora teve o patrocínio de Conexão Urbana, Emporium Mix, Gonzatto Imóveis, Honda, Grupo Scapini, O Boticário, Purific, Rabusch e Vivelle, e apoio de Roselar e Túnel Design.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens