Notícias
"Na comunicação não há fracassos, apenas escolhas e resultados"
Publicado em 10/09/2012
A credibilidade de um líder é diretamente proporcional a sua capacidade de se comunicar com seus liderados. A comunicação clara e eficaz, aquela que traz resultados positivos para a gestão e para o relacionamento interpessoal, é capaz de evitar conflitos e a falta de compreensão. O tema foi pauta da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (10), e abordado pela fonoaudióloga Mirieli Colombo, que há 14 anos presta consultoria em empresas na formação de líderes. "Na comunicação não há fracassos, apenas escolhas e resultados", enfatizou a palestrante.
Mirieli apresentou um estudo da Universidade de Harvard que mostra que 70% a 90% do trabalho de um líder nos Estados Unidos é dedicado de alguma maneira à comunicação. No Brasil, segundo ela, a realidade não é diferente. Os líderes, afirmou, têm uma responsabilidade muito grande, pois são referência e modelo para seus liderados e precisam, portanto, conhecer as chaves para uma ótima comunicação e para se relacionarem com sucesso. "Comunicar-se de forma clara e eficaz é conseguir que a mensagem represente para o receptor um significado tão próximo quanto possível daquele que foi a intenção do emissor", explicou a especialista.
Para atingir esse estágio, é preciso autoconhecimento, entendimento do ser humano, fortalecimento da autoestima, compreensão da diversidade, empatia, coerência, capacidade de se colocar no lugar do outro, boa escuta e habilidade de usar as palavras, enumerou Mirieli. Para ela, a pessoa que possui estas características tem poder de liderar e de conquistar oportunidades profissionais. A palestrante aconselhou ainda a não se rotular as pessoas. "O rótulo faz com que você fale com ela exatamente com a imagem que você tem, e não com o que pode ser real", afirmou a fonoaudióloga.
Na comunicação, o conhecimento representa 7% e o tom de voz, 38%, enquanto a linguagem não-verbal é responsável pelos 55% restantes de todo o processo. Por isso, enfatizou Mirieli, é importante cuidar de aspectos como postura, educação, gestos e estado emocional. "Transformamos mensagens em percepções, formamos impressões, fazemos julgamentos e tiramos conclusões", concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Sfreddo