Notícias

Quando economia e política se confundem

Gerais

Publicado em 30/05/2012

Mauro Corsetti palestrou na terceira noite do Diáologos da Comunicação - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Mauro Corsetti palestrou na terceira noite do Diáologos da Comunicação - Foto: Giovana Schmitt/CIC

O dilema da mídia diante de fatos que são econômicos, mas que poderiam muito bem ser políticos, e vice-versa, permeou o debate da terceira palestra do ciclo Diálogos da Comunicação, com o título "A busca da realidade: economia ou política? A importância e as consequências da atuação da mídia". O tema foi apresentado pelo diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, nesta terça-feira (29), para profissionais e estudantes de Comunicação. O evento é promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha.

"Onde está a realidade? O que é a verdade?", questionou Corsetti, ao afirmar que os veículos de comunicação têm um papel cada vez maior na elucidação destas questões. Para conseguir isso de forma isenta e com correção, ele aconselhou que os profissionais de imprensa procurem entender os princípios econômicos. "É preciso conhecer o básico e o necessário para enfrentar o entrevistado ou para lidar com situações em que ele é confuso ou enrolador", disse.

Para o diretor da CIC, que ainda falou sobre a importância dos aspectos psicológicos e comportamentais existentes na relação da mídia com a sociedade, a questão central está em como a imprensa deve se posicionar diante dos fatos. "As lições do passado são importantes, sim, mas devem servir para projetar como os acontecimentos econômicos e políticos vão se desenvolver no futuro", observou Mauro Corsetti.

O Diálogos da Comunicação se encerra na próxima terça-feira (5), com a palestra do professor de Economia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Moisés Waismann, que falará sobre o tema "Discutindo o contexto econômico". O evento tem patrocínio da Faculdade América Latina e apoio da Ditta Comunicação e jornal Folha de Caxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Sfreddo

Publicidade