Notícias

Economia reage no mês de março

Gerais

Publicado em 08/05/2012

Números do levantamento mensal foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira.
Números do levantamento mensal foram divulgados pela CIC e CDL nesta terça-feira.

Com 20,1% de crescimento, a economia de Caxias do Sul mostrou reação no mês de março, se comparada com fevereiro. A explicação para este crescimento tão expressivo, segundo diretores de Economia, Finanças e Estatística da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), está principalmente no desempenho do setor de Serviços. Devido ao fato de o governo federal ter protelado o pagamento do Simples, o valor do ISSQN - base da pesquisa para os Serviços - das empresas que optam pelo regime simplificado não foi pago em fevereiro, mas em março. Com isso, o setor registrou alta de 43% em março em relação a fevereiro. "Foram oscilações bruscas em razão de mudanças na arrecadação", ponderou o diretor da CIC Mauro Corsetti. A Indústria, por sua vez, cresceu 9,5% no mesmo período, enquanto o Comércio apresentou crescimento de 14%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (7).

Na avaliação de longo prazo, a Indústria teve queda de 0,5%, o Comércio, porém, cresceu 1,7% e os Serviços, 20,9%, o que fez com que a economia caxiense apresentasse crescimento de 6,2% na comparação entre março deste ano e março do ano passado. No acumulado dos três primeiros meses do ano, a economia local registrou crescimento de 2,1%. Já na análise dos últimos 12 meses, o crescimento da economia de Caxias do Sul, que em abril de 2011 foi de 17,2%, vem decrescendo mês a mês, confirmando a tendência de desaceleração alertada pelos dirigentes das entidades. Em março, este índice foi de 2%.

Em relação ao mercado de trabalho, o levantamento mostra que em março foram fechados 550 empregos em Caxias do Sul, uma retração de 0,3% do total de postos formais. A Indústria, com 358, foi que mais fechou vagas, seguida pelo setor agropecuário, com 320 desligamentos. Os setores que tiveram menor queda foram a Construção Civil, com seis vagas a menos, e o Comércio, com 33 empregos menos que fevereiro. Hoje, Caxias do Sul totaliza 181.570 empregos formais.

O saldo da balança comercial caxiense apresentou crescimento de 27,3% em março em comparação com o mês anterior. As exportações cresceram 17,3% e as importações, 11,9%. No primeiro trimestre de 2012, o saldo da balança comercial registrou desempenho positivo de 33,4%. Na comparação entre março deste ano e março do ano passado, porém, houve queda de 13,1%.

Os principais destinos das importações caxienses em março foram Chile, Estados Unidos, Argentina (passou de segundo para terceiro em função das restrições às importações argentinas), Holanda (provavelmente devido do Porto de Rotterdam), África do Sul, México, Colômbia e Uruguai. Já os principais países de origem das importações caxienses são China, Estados Unidos, Itália, Japão, Alemanha, Argentina, Espanha e Taiwan. Os bens de capital seguem sendo os principais produtos tanto exportados como importados pelas empresas locais.

Também participaram da coletiva o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, a assessora do Departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo, o diretor da CDL Valtuir Rizzo e a assessora de Economia da CDL, Maria Carolina Gullo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Sfreddo

Galeria de imagens

Publicidade