Notícias
"A poesia é a matriz das artes", declara Marco de Menezes na CIC
Publicado em 29/09/2011
Se pela razão ele escolheu a Medicina, as emoções o direcionam para a poesia. No exercício da profissão de médico, o Patrono da 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Marco de Menezes, encontra tempo para a literatura. Menezes é sócio da editora Modelo de Nuvem e autor de quatro volumes de poesia publicados - As Horas Dragas (1999), Pés de Aragem (2007), Fim das Coisas Velhas (2009) - vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura nas categorias ‘Poesia' e ‘Livro do Ano', em 2010 - e Ode Paranoide (2010). Ele foi o convidado do Café com Informação do mês de setembro, uma parceria do Conselho da Mulher Empresária/Executiva e da diretoria de Cultura da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (29), no restaurante subsolo da entidade.
Apesar de saber que a poesia encontra dificuldades no mercado editorial pelo baixo número de fãs, Menezes é apaixonado pelo gênero. "Antes de o médico acordar, o poeta já está de pé", brincou. Ele explica que é possível conhecer o mundo a partir da poesia, que consegue ser uma expressão histórica da cultura de um povo.
Segundo Menezes nunca se chegou a um consenso sobre o que seja a poesia. "Ela permanece através do tempo sendo um campo indefinível. Para mim a poesia é a matriz das artes. Quem um dia se apaixonou ou foi criança pode acessar o material da poesia. Poesia é tempo e tempo é difícil de definir", observou.
Menezes leu o poema "Carta do Ausente" do poeta Vinicius de Moraes. Ele destacou que a leitura provoca uma experiência alheia ao poema, ao cria imagens, trazer à tona lembranças e sentimentos. "Alguma coisa acontece dentro de nós", resumiu.
O Patrono da 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul sabe que as pessoas têm dificuldade de ler poesia porque não é um texto acabado com forma definida como o da prosa, estilo presente nos livros de ficção e romance, por exemplo. Menezes tem esperança que a poesia volte a ter importância no mercado literário para que ela possa transmitir sensibilidade às pessoas.
O evento fez parte da programação do Mês da Cultura na CIC.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC