Notícias

Modelo atual prioriza o transporte particular e não coletivo

Gerais

Publicado em 20/06/2011

Diretor-superintentende da Visate, Fernando Ribeiro, defendeu políticas públicas mais eficazes e duradoras para solucionar os problemas de trânsito.
Diretor-superintentende da Visate, Fernando Ribeiro, defendeu políticas públicas mais eficazes e duradoras para solucionar os problemas de trânsito.

Somente em maio entraram 1.473 automóveis em Caxias do Sul. O dado - apresentado pelo secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Jorge Dutra, reforça a tese do diretor-superintendente da Visate, Fernando Ribeiro, sobre o futuro do transporte coletivo caxiense: "os congestionamentos vão piorar e os atrasos dos ônibus também". Ribeiro foi o palestrante da reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (20). Ele falou sobre o futuro do transporte coletivo, uma temática que afeta diretamente a qualidade do serviço de sua empresa, detentora da concessão do transporte coletivo da cidade. Para ele, o excesso de veículos nas ruas e o fomento ao atual modelo que dá prioridade aos veículos particulares em detrimento dos de uso coletivo, são os principais problemas a serem enfrentados pelo poder público.

O empresário fez um comparativo do transporte coletivo de Caxias do Sul nos últimos 25 anos (tempo em que a concessionária iniciou suas atividades na cidade). "Quando a empresa começou as reclamações básicas eram: superlotação e falta de ônibus para atender a demanda os problemas eram mais internos (da concessionária) do que externos (causados pelas políticas públicas ou falta de planejamento). Hoje as reclamações são: atrasos e excesso de lotação nos horários de pico, causados por problemas relacionados com o trânsito", explicou.

Ribeiro enfatizou que tratar de resolver os problemas de congestionamento com mais infraestrutura viária é como "tratar a obesidade afrouxando-se o cinto". Na avaliação dele, é preciso investir no Sistema Integrado de Transporte (Sit) e, ao mesmo tempo, priorizar o transporte coletivo com alternativas que venham a complementá-lo, trazendo agilidade e eficiência necessárias para que mais pessoas se sintam estimuladas a mudarem seus hábitos e possam adotar o transporte público como meio para seus deslocamentos diários, deixando seus automóveis para outras finalidades.

O diretor-superintendente da Visate sugeriu também, para complementar o Sit, a implantação de ônibus que transitem em vias rápidas e isoladas. Segundo ele, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit) representam uma solução no transporte coletivo das grandes cidades, por sua agilidade e eficiência.
Ribeiro finalizou salientando aos presentes que "um transporte coletivo ágil, eficiente e de qualidade não é solução somente para as classes menos favorecidas, mas para toda a sociedade". E aproveitou para dar um recado: "não adianta ter carro importado se o trânsito não anda".

O presidente da CIC, Milton Corlatti, entregou uma placa em homenagem aos 25 anos da Visate.

Sistema Integrado de Transporte

Na reunião-almoço, o diretor-superintendente da Visate, Fernando Ribeiro, resumiu o que seria o Sistema Integrado de Transporte (Sit) - um grande projeto viário que pretende melhorar o trânsito de Caxias do Sul. De acordo com ele, será transformado o atual modelo radial (centro - bairro - centro), num sistema troncal, no qual a grande maioria dos ônibus não irá até o centro da cidade porque haverá integração nas estações principais de transbordo. O projeto contemplará 4 tipos de linhas: linhas alimentadoras que virão dos bairros até as estações de transbordo; linhas troncais que interligarão os terminais; linhas radiais que farão o trajeto nas perimetrais da cidade; e linhas coletoras que ligarão uma perimetral a outra.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Galeria de imagens