Notícias

CIC comemora manutenção da unidade da Vigiagro em Caxias do Sul

Gerais

Publicado em 19/05/2010

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) comemora a decisão do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Gonçalves Rossi, que voltou atrás no fechamento da unidade da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) em Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. A medida foi anunciada durante reunião nesta terça-feira (18) em Brasília com a participação do diretor de Agronegócios da CIC Evandro Lovatel, os deputados federais Pepe Vargas e Ruy Pauletti, o secretário de Agricultura de Caxias do Sul, Nestor Pistorelo, e a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes. A manutenção da unidade havia sido reivindicada ao ministro Rossi - e também à ex-ministra Dilma Rousseff quando esteve em Caxias do Sul em abril - por meio de correspondência assinada pela CIC e Sindicatos Patronais.

Representando a classe empresarial, o diretor de Agronegócios Evandro Lovatel comemora a boa notícia. "A unidade da Vigiagro em Caxias beneficia todos os municípios que compreendem a região da Serra. Quem sai ganhando são as empresas que dependem dos despachos não só de produtos ligados ao agronegócio, mas todos que necessitam de liberação da vigilância sanitária", explica.

Lovatel informa ainda que se a unidade de Caxias do Sul fosse fechada, as empresa dependeriam de Porto Alegre para liberar as exportações e importações de seus produtos, tornando o procedimento mais burocrático.

Sobre o Vigiagro
O Vigiagro de Caxias do Sul, órgão que representa o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em 52 municípios da Região da Serra, atua com a finalidade de descentralizar, aproximar e agilizar os procedimentos operacionais e administrativos da SFA/RS. Tem uma ação efetiva e condicionante na importação e exportação de produtos do agronegócio. No posto avançado junto à estação aduaneira de Caxias do Sul/RS (EADI), foram realizados, nestes primeiros meses de 2010, 968 processos de anuência e liberação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Publicidade