Notícias
Mercopar quer superar volume de negócios
Publicado em 21/10/2009

O primeiro dia da 18ª Mercopar foi marcado pelo otimismo por parte dos organizadores da feira que acontece no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Confirmando sua condição de mais importante feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina, a edição deste ano apresenta um crescimento significativo no número de expositores com relação à edição de 2008. O evento, que segue até sexta-feira, reúne 527 empresas dos setores de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais, aguarda mais de 32 mil visitantes profissionais.
Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (20), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e presidente da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Paulo Tigre, afirmou que a troca de experiências é o que gera possibilidades de conhecimento de produtos, buscando parceiros de mercado. "Acreditamos na superação do número de negócios gerado na edição passada, que alcançou os R$ 50 milhões de reais. Criamos nossa maioridade e o objetivo do Sebrae está em aproximar micro e pequenas empresas, através de um trabalho conjunto com a Hannover Fairs", salientou Paulo Tigre.
ÍNDIA PAÍS PARCEIRO - A Índia, país parceiro da Mercopar 2009, conta com 130 expositores no evento que recebe também delegações de países como Alemanha, Argentina, África do Sul, China, Emirados Árabes e Holanda. O presidente da EEPC India, Aman Chadha, afirmou que Brasil é um dos melhores mercados mundiais para formar parcerias no momento. Observou que o enfoque principal na Mercopar são as tecnologias de engenharia. Ele não lançou expectativas de negócios porque entende que ainda é cedo para isso. "Estamos aqui para fazer contatos e o próximo passo é amadurecê-los para depois pensarmos em fechar negócios", salientou. O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, destacou a grandiosidade da feira. "Estamos com um recorde de expositores em vários setores. Nossa satisfação é muito grande, principalmente em função de que a Índia veio com uma com uma proposta positiva, como potência global para se consolidar".
O diretor da área internacional da Hannover Messe, Andreas Gruschow, veio especialmente da Alemanha para prestigiar a Mercopar e elogiou muito o mercado brasileiro, enfatizando que foi um dos poucos países não afetados pela crise mundial. "Muitos estão olhando para o Brasil em termos de negócios e nós estamos aqui nesta feira visando um mercado em crescimento. Nosso foco hoje é o Brasil", destacou. Para ele, quanto mais internacionais as empresas forem, menos afetadas serão por crises. O Brasil seria um exemplo disso. Segundo Gruchow, a comitiva alemã está impressionada com a quantidade de empresas expondo na Mercopar, lembrando da importância que uma feira deste porte representa para os empreendimentos nos dias atuais. "É uma via que as leva para o mercado externo."
A Mercopar é promovida e realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamérica, empresa do grupo Deutsche Messe AG, com horário de funcionamento das 14 às 21h. Informações adicionais sobre o evento estão disponíveis no site www.mercopar.com.br ou pelo telefone 0800 701 4692.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Mercopar 2009