Notícias

Inovação é pré-requisito para sobrevivência no mercado

Gerais

Publicado em 18/08/2009

Guto Indio da Costa falou de inovação e design na CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva
Guto Indio da Costa falou de inovação e design na CIC - Foto: Julio Soares/Objetiva

O design é uma das mais poderosas ferramentas para inovação e, possivelmente, a que requer menor investimento e prazo de implementação. A afirmação é do vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), Guto Indio da Costa, que palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (17). Para o especialista, muito além da estética, o design vem transformando indústrias, serviços, cidades e até mesmo países.

Guto Indio da Costa mostrou vários cases de empresas que inovaram seus produtos a partir do design. Segundo ele, não são as mais fortes nem as mais inteligentes que, necessariamente, sobreviverão às mudanças do mercado, mas aquelas que mais rapidamente adaptam seus negócios aos novos tempos. Entre os projetos de seu escritório, o que mais chamou a atenção foi a revitalização da orla carioca, que organizou a ocupação do espaço por parte de empresas de alimentação. Entre as curiosidades do projeto, Indio da Costa revelou que os quiosques instalados nas praias mais famosas do Rio de Janeiro foram fornecidos por uma empresa caxiense.

Indio da Costa relatou que menos de 2% das empresas brasileiras investem em inovação. No entanto, estas mesmas empresas respondem por mais de 25% do PIB brasileiro. "Quem não investe hoje em inovação certamente não vai estar no mercado daqui a alguns anos", salientou o designer. Segundo ele, as empresas brasileiras têm maior consciência da importância da inovação e pensam, cada vez mais, em investir nessa área

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Publicidade