Notícias
Professora da UCS fala sobre história e evolução da moda
Publicado em 10/03/2009
“Hoje não basta apresentar um produto e dizer que é o melhor, é preciso surpreender, renovar”. A opinião é da professora do curso de Moda e Estilo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Bernardete Venzon, que palestrou sobre o tema Moda um diálogo entre cultura e economia na reunião-almoço desta segunda-feira (9) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O evento abriu a quarta edição do Integra Moda Serra Gaúcha e foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
Ao traçar um panorama da história da moda, especialmente a partir de sua organização como indústria, em 1857, Bernardete disse que a atividade exige muita qualificação de seus profissionais. “A moda é um fenômeno complexo e torna-se indispensável um trabalho interdisciplinar”, segundo a professora. Ela explicou que em 200 anos, a moda se transformou de um fenômeno sociocultural de elite em um fenômeno cultural de massa.
De acordo com a palestrante, a moda representa o espírito do tempo e é um dos indícios mais imediatos das mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas. “Pensar em moda é estar atento ao que está acontecendo ao nosso redor”, afirmou.
Setor que movimenta muito dinheiro nos principais centros criadores, a moda francesa representa hoje 25% do PIB da França, que é considerado o epicentro mundial da moda. No Brasil, que produz 8,2 bilhões de peças de vestuário/ano, a última edição do São Paulo Fashion Week registrou negócios da ordem de R$ 1,5 bilhão. Realizado desde 1996, o SPFW tornou-se o maior evento de moda da América Latina e o quinto do mundo. Nesse cenário, o Rio Grande do Sul participa com 3,26% do PIB do setor têxtil, com 978 empresas e 55 mil pessoas trabalhando na atividade.
O Integra Moda é uma iniciativa do Comitê de Estilo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste (Fitemasul), do Núcleo de Moda do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest) e do curso de Moda e Estilo da UCS. A coordenação é do Polo de Moda da Serra Gaúcha com o apoio do Sebrae/RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC