Notícias
Vietnã aponta oportunidades de intercâmbio comercial com o Brasil
Publicado em 22/10/2008
A apresentação das oportunidades de negócios e investimentos entre Caxias do Sul e o Vietnã deu início aos trabalhos do 7º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Negócios Internacionais, realizou na segunda-feira (20). O tema "Ásia: entendendo o gigante" norteou o evento que trouxe à cidade o embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac Dinh, e o conselheiro comercial Pham Ba Uong. Com 85 milhões de habitantes, o Vietnã deve apresentar uma taxa de crescimento do PIB de 9% em 2008. Tal desempenho abre portas para o intercâmbio entre os dois países, que no ano passado negociaram US$ 323,1 milhões, sendo que o Vietnã mais importa do que exporta para o Brasil.
Membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) há apenas dois anos, o Vietnã possui acordos bilaterais com 72 países para os quais exporta principalmente petróleo, borracha, carvão, café, arroz, pescados, têxteis e confecções, calçados e componentes eletrônicos. Das exportações para o Brasil, 42% são calçados e volumes menores de têxteis, carvão e produtos de informática. Na pauta das exportações brasileiras para os vietnamitas, destaque para o couro, que respondeu por 36% do total das vendas em 2007, seguido da madeira, com 21%. O Brasil vende ainda ao Vietnã soja, algodão, carvão, fumo, aço, químicos e plásticos, máquinas e equipamentos.
O seminário prosseguiu com a palestra sobre os desafios comerciais entre Brasil e China, apresentados pelo presidente do Instituto Brasil-China de Desenvolvimento, Intercâmbio e Comércio Exterior, Sérgio de Moraes. Na programação da tarde, o seminário contou com as palestras do coordenador Corporativo da Soprano, Gustavo Miotti, e do diretor de Operações Internacionais da Marcopolo, Ruben Bisi, empresas com experiências no mercado asiático.
As seis edições anteriores do seminário tiveram como objetivo orientar as empresas sobre os procedimentos necessários para atuar nas Américas, na Europa e na África. Para o diretor de Negócios Internacionais Plínio Mioranza, é na Ásia que estão os consumidores, motivo pelo qual a CIC definiu a Ásia como tema do evento em 2008. "Em toda a Ásia há um movimento de consumo forte, alavancado pelo crescimento da renda da população daquele lado do globo", afirma Mioranza. Segundo ele, as empresas locais estarão sempre nos mercados onde houver crescimento econômico.
O 7º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha teve como patrocinador o Banco do Brasil, como co-patrocinadores a Elocargo, Tecon Rio Grande, Grosscargo, Jornal Pioneiro, Febramec, Aggatour, UCS, Estação Aduaneira, Centro Logístico Eichenberg & Transeich, e como apoiador o Sebrae/RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC