Notícias

Pepe Vargas apresenta na CIC programa para administrar Caxias

Gerais

Publicado em 16/09/2008

O candidato da Frente Popular às eleições de Caxias do Sul, Pepe Vargas (PT), apresentou uma síntese das suas propostas de governo na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) nesta segunda-feira (15). Esta foi a segunda reunião-almoço com a finalidade de ouvir os candidatos a prefeito da cidade. O candidato da coligação Caxias Para Todos, José Ivo Sartori, foi recebido na entidade no dia 1º de setembro.

O programa da Frente Popular se baseia em quatro diretrizes, que contemplam políticas sociais, gestão pública, desenvolvimento econômico e uso sustentável do território urbano e rural. “Vamos fazer um governo para todos os cidadãos da nossa cidade”, ressaltou.

Na área social, para garantir o exercício de direitos e a promoção da solidariedade, Pepe defende a descentralização dos serviços de saúde pública, ampliação do acesso à educação infantil e implantação do segundo turno escolar. Na segurança, propõe o aumento do número das câmeras de vídeo, em parceria com o comércio. Para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, Pepe entende que é preciso aumentar os recursos do município para os fundos de assistência. “O município pode e deve aportar mais recursos para esses fundos”, afirmou.

No campo do desenvolvimento econômico, o projeto apresentado por Pepe Vargas inclui apoio aos programas setoriais, criação de mecanismos de incentivo às exportações e a promoção da Caxias Tecnópole, em que uma das principais ações será tornar Caxias centro nacional de referência do gás natural.

A exemplo do que fez com José Ivo Sartori, o presidente da CIC, Milton Corlatti, entregou a Pepe Vargas um documento com questionamentos e sugestões sobre o processo de desenvolvimento do município. Nele, a CIC ressalta a importância de um plano estratégico de desenvolvimento, da competitividade, de investimentos e do estímulo aos negócios. Aborda ainda a questão dos impostos municipais e do orçamento e sobre a matriz econômica e tecnológica de Caxias do Sul.

O documento da CIC inclui também ações para o crescimento do setor agrícola e iniciativas no campo social, contemplando sugestões como a qualificação da mão-de-obra e medidas sócio-educativas para reduzir a criminalidade e garantir melhor segurança pública. “O futuro e o desenvolvimento de Caxias do Sul sempre foram uma preocupação da CIC”, repetiu Corlatti.

Diretrizes da Frente Popular:
- Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade
- Gestão pública democrática, descentralizada, com participação cidadã e controle social
- Desenvolvimento econômico sustentável com geração de trabalho e renda
- Uso sustentável e democrático do território urbano e rural

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Publicidade