Notícias
HP visa à liderança mundial em tecnologia da informação
Publicado em 20/05/2008
Presente em mais de 170 países, a HP planeja tornar-se líder mundial em tecnologia da informação. A aquisição da norte-americana EDS, por US$ 13,5 bilhões, anunciada no dia 13 de maio, consolida esta estratégia da empresa. Além de apresentar faturamento no ano de 2007, em relação a 2006, superior ao crescimento de todas as suas concorrentes, as ações da HP, nos últimos cinco anos, registraram valorização de 208%. As informações são do presidente e diretor-geral da HP no Brasil, Mário Anseloni, que palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (19). De acordo com o executivo, a empresa estima atingir a cifra de US$ 114 bilhões em faturamento neste ano. “
No Brasil, a HP é a primeira no mercado consumidor e a segunda no meio corporativo. Com quatro fábricas, emprega oito mil colaboradores diretos. Há 40 anos no País, instituiu parcerias com universidades e entidades privadas, como a CIC, firmada em 2006 para patrocínio das reuniões-almoço da entidade. Segundo Anseloni, já foram investidos US$ 90 milhões nos últimos seis anos no Brasil.
Ao falar sobre a transformação da área de tecnologia da informação da HP, o presidente nacional enfatizou que 90% da funcionalidade de negócios é tocada ou habilitada pela tecnologia. “TI não apóia mais o negócio, TI é o motor do negócio”, afirmou Anseloni. Na empresa, a missão da área de TI é prover informação adequada para implementar as melhores decisões de negócios, reduzir custos e diminuir o risco para a empresa com maior controle sobre a infra-estrutura. De 2005 para cá, a TI da HP reduziu gastos superiores a 4% do faturamento para cerca de 2%.
A sustentabilidade também foi tema da palestra de Anseloni. Segundo afirmou, a HP quer ser líder em responsabilidade ambiental no mercado de TI e, para isso, desenvolve soluções para reduzir o impacto no meio ambiente para a empresa e também para seus clientes. Revelou que com a implantação de uma refrigeração dinâmica inteligente, a HP reduzirá o consumo anual de energia equivalente ao de uma cidade do porte de Brasília. Além disso, diminuirá as emissões de dióxido de carbono em cerca de 7,5 toneladas/ano.
A reunião-almoço também foi conduzida pelo vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Heinen, em homenagem ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC