Notícias

Secretário da Saúde ressalta importância dos cuidados na primeira infância

Gerais

Publicado em 06/11/2007

A importância dos cuidados dispensados às crianças em seus três primeiros anos de vida foi discorrida pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (5). Segundo Terra, que está se especializando em Neurociências, uma criança desassistida na primeira infância representa um impacto enorme na sociedade. Esta criança, explicou o médico, vai desenvolver transtornos mentais que poderão acarretar em dificuldades de aprendizagem, comportamentos violentos e agressivos ou ainda em doenças como alcoolismo, drogadição e depressão. "O auge de conexões dos neurônios é aos três anos de idade, e não aos 20, como se acreditava", disse. Se neste período uma criança for bem cuidada, será um adulto saudável, explicou Osmar Terra.

De acordo com o secretário, pesquisas indicam que a primeira infância é o momento da vida em que o investimento traz mais resultado. Quanto mais um ser humano se distancia do início da vida, menor é o resultado do investimento. Osmar Terra ressaltou a importância do tratamento que deve ser dispensado à criança. Além de atender às suas necessidades básicas, a mãe ou o cuidador precisam estabelecer uma comunicação afetiva com o bebê, estimulando seu desenvolvimento cognitivo. "O tom emocional do cuidador é muito importante para a criança", garantiu o secretário.

O Primeira Infância Melhor, implantada por meio da Lei 12.544/06, tornou o Estado pioneiro em adotar uma política pública de educação e saúde para orientar as famílias e a comunidade sobre como cuidar das crianças. Espírito Santo e São Paulo já pensam em copiar o modelo, e o Ministério da Saúde estuda formas de tornar o Primeira Infância Melhor num programa nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Publicidade