Notícias
Compartilhar objetivos e estratégias é essencial na comunicação interna
Publicado em 15/05/2007
Ação de tornar comum. Esta foi a principal definição de comunicação interna apresentada pela especialista em endomarketing Analisa de Medeiros Brum na reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) realizou na segunda-feira (14). Diretora da agência HappyHouse Brasil, Analisa afirmou que a comunicação é essencial na vida de qualquer empresa. O evento atraiu um grande número de profissionais de comunicação, que lotaram as dependências da CIC.
De acordo com Analisa, comunicar implica em compartilhar visão, objetivos e estratégias, utilizando para isso canais, instrumentos e ações de endomarketing. Além disso, explicou, a comunicação interna é todo movimento com foco na informação e na integração, o que acaba resultando em funcionários mais engajados. "Endomarketing nada mais é do que um processo educativo", completou a palestrante.
Ao falar sobre este engajamento dos colaboradores, Analisa observou que as organizações vivem hoje o que se chama de a economia do espírito, daí a importância da motivação. No entanto, frisou, a motivação não depende exclusivamente do que a empresa oferece a seus funcionários. Segundo ela, 50% da motivação depende de força interior. "Ninguém gosta daquilo que não conhece e ninguém luta por aquilo que não sabe o que é", afirmou, justificando a necessidade da comunicação no processo de automotivação.
Analisa foi pioneira no estudo do endomarketing. A HappyHouse Brasil é a agência responsável pelos processos de comunicação interna de empresas como Cia. Vale do Rio Doce, Grupo Gerdau, Grupo Votorantim, Grupo Neoenergia (que reúne as companhias de energia do Nordeste), Seara, Satipel, Vivo, Lojas Renner, Copesul, Wal-Mart, Embratel e Bradesco.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC