Notícias
Yeda fala da conclusão da Rota do Sol durante assinatura de contratos no Piratini
Publicado em 07/02/2007
O prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho, participou nesta terça-feira (6), em Porto Alegre, da assinatura de contratos com o governo do Estado, dentro do Programa Saneamento para Todos, para implementação dos Sistemas de Tratamento de Esgoto Pena Branca e Belo em Caxias do Sul. Os recursos provêm do FGTS/Caixa Federal, para serem distribuídos pela CaixaRS. Segundo o Samae, os contratos têm valor de R$ 19 milhões, além de outros R$ 3,3 milhões que configuram a contrapartida do Município. A assinatura foi realizada no Palácio Piratini, na presença da Governadora Yeda Crusius.
A partir de agora, os recursos passam a ser disponibilizados para o Samae, que pode então encaminhar as licitações necessárias para as obras. Elas incluem implantação das redes interceptoras, redes coletoras e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de ambos os sistemas. A Prefeitura vai aplicar R$ 9,1 milhões em coletores-troncos e R$ 13,2 milhões na construção das ETEs. A previsão é iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre de 2007.
As obras do Belo e Pena Branca estão incluídas num projeto global estimado em R$ 100 milhões, no qual a Prefeitura de Caxias está investindo com o objetivo de tratar o esgoto e recuperar os principais arroios que cortam a área urbana. A intenção, segundo o Samae, é alcançar o índice de 86% da população com esgoto tratado. Atualmente, o percentual é de 8%.
ROTA DO SOL – Em seu pronunciamento, além dos projetos de saneamento, o prefeito em exercício Alceu Barbosa Velho também falou da importância da continuidade das obras da Rota do Sol. “É um anseio grande de toda a região, não só pela ligação Serra-Litoral, mas também pela importância econômica e turística da rodovia”, destacou, dirigindo-se às lideranças presentes.
Ao fazer uso da palavra, a governadora Yeda Crusius fez questão de dizer que teria sido “mal interpretada” ao afirmar que a Rota do Sol é cara, logo não seria prioridade. “Eu disse que a obra é cara, porém não falei que ela não seria concluída”, explicou. A Governadora surpreendeu ao anunciar que deve fazer uma visita à Rota do Sol em breve e que os trabalhos podem ser concluídos ainda neste ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul