Notícias

Divulgada pesquisa que embasará projeto de marca de Caxias do Sul

Gerais

Publicado em 18/12/2025

Trabalho, indústria, acolhimento e orgulho são alguns conceitos confirmados pelo estudo realizado pela UCS e Critério - Foto: Maria Eduarda Andreatta
Trabalho, indústria, acolhimento e orgulho são alguns conceitos confirmados pelo estudo realizado pela UCS e Critério - Foto: Maria Eduarda Andreatta

Uma cidade que trabalha, empreende e acolhe. E que tem muito a oferecer para a sua comunidade e quem vem de fora. Entre muitas características reveladas e confirmadas por uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), a imagem positiva do caxiense em relação ao lugar onde vive está entre os destaques. O estudo faz parte do projeto de reposicionamento da imagem de Caxias do Sul, capitaneado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), e foi promovido em parceria com a empresa Critério - Resultado em Opinião Pública.

Ao todo, foram 675 entrevistas, entre os dias 17 de novembro e 05 de dezembro. Desses, 81% se identificaram como moradores de Caxias. Um dos dados que mais chamou atenção é em relação à satisfação em morar na cidade. Para quase 78% das pessoas, a imagem é positiva ou muito positiva. Ainda, 60% dos ouvidos relataram que pretendem continuar residindo no município. Esse dado aumenta ainda mais quando a visão é de quem não mora aqui. São 96,7% dos visitantes que têm uma imagem positiva da cidade.

Em relação ao pertencimento, cerca de 59% têm muito orgulho de morar em Caxias do Sul, e 95% revela razoável orgulho. De uma maneira geral, a população simboliza a cidade como do trabalho e da indústria, sendo que o ponto forte é a oferta de empregos. Na questão negativa, o elevado custo de vida desponta como grande desafio a ser enfrentado.

Celestino Loro, presidente da CIC, avalia que os números apresentados revelam o potencial ainda a ser melhor explorado por toda comunidade caxiense, mostrando todas os lados positivos para o estado e o Brasil. “Sabemos do orgulho que o caxiense tem pelo lugar onde vive e tudo que podemos oferecer para acolher quem escolhe Caxias para viver. O nosso acolhimento é o grande diferencial. O desafio, com esses dados em mãos, é comunicar tudo isso de forma clara e objetiva para todos os públicos”, aponta.

O estudo também questionou a população sobre o sentimento em relação à Caxias. Mesmo que muitas vezes possa parecer que o caxiense não reconhece as coisas boas da cidade, o orgulho de ser daqui fala alto quando surge a discussão. Segundo o levantamento, 95,2% confirmam ter orgulho de Caxias do Sul, contra apenas 4.8% que responderam não compartilharem esse sentimento.

Cidade acolhedora

Não é à toa que a todo momento tem gente chegando a Caxias do Sul, e que sua história tenha sido escrita por movimento migratórios dos mais diversos lugares. Conforme a pesquisa divulgada, a grande maioria considera a cidade acolhedora. Para 63,2% dos entrevistados, ela é muito acolhedora. Outros 28,8 acreditam ser razoavelmente acolhedora. Somente 8% avaliam como pouco ou nada acolhedora. Uma das grandes contribuições para essa percepção é a oferta de empregos. De acordo com 66,9% das pessoas, os principais fatores de atração são emprego e oportunidades de trabalho.

O tópico ‘trabalho’ também está muito presente do imaginário como um todo da população referente à autorrepresentação. Quando questionados se Caxias fosse uma marca, qual atributo combinaria mais com a cidade, 47,8 são enfáticos: trabalhadora. Forte, com 15,7% e inovadora, com 9,9%, fecham o pódio das expressões mais citadas.

Sobre as migrações

Os imigrantes seguem muito bem-vindos por aqui. Nas questões relacionadas à contribuição de quem vem de fora, a maioria dos moradores de Caxias do Sul vê com bons olhos as imigrações mais recentes. São 64% que concordam que comunidades que chegam ajudam no desenvolvimento. No quesito emprego, 60% da população entende que os imigrantes não competem por vagas com os caxienses. Quando se fala em segurança pública, a percepção é ainda mais clara: 88% afirmam que os imigrantes não contribuem para o aumento da criminalidade no município. Um outro dado relevante é que, para 72% dos ouvidos, as etnias que se integram tornam a cidade positivamente diversificada.

Fonte: Critério - Resultado em Opinião Pública

Galeria de imagens