Notícias

Cantata de Natal reúne cerca de 700 pessoas em noite de espetáculo e celebração

Cultura

Publicado em 05/12/2025

Público lotou estacionamento da entidade na noite dessa quinta-feira (4) - Foto: Cléber dos Santos/CIC Caxiaa
Público lotou estacionamento da entidade na noite dessa quinta-feira (4) - Foto: Cléber dos Santos/CIC Caxiaa

Realizada na noite de quinta-feira (4), a terceira edição da Cantata de Natal da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) reuniu cerca de 700 pessoas na área externa da entidade para acompanhar o espetáculo Festejo de Natal. O evento foi promovido pelas diretorias de Cultura e Educação e de Negócios do Turismo da CIC e integrou a programação oficial de Natal do município.

Com o tema Festejo de Natal, o espetáculo propôs uma releitura das tradicionais celebrações natalinas, mesclando a simbologia religiosa com elementos da cultura popular brasileira e sul-americana. Sob a regência e direção artística de Cristiane Ferronato, o concerto reuniu os Coros Infantojuvenil e Juvenil do Moinho/UCS, músicos convidados e performances teatrais, em uma experiência cênico-musical que valorizou o espírito de união, partilha e esperança.

A inspiração do espetáculo resgatou referências dos cordões pastoris e das festas de reis, manifestações de origem ibérica que ganharam novas cores no Brasil por meio do sincretismo cultural. A narrativa percorreu o caminho simbólico da estrela-guia e do nascimento do Menino Deus, como representação de humildade, perseverança e renovação.

Ao todo, foram apresentadas 12 canções, sendo oito com arranjos ou adaptações inéditas preparados especialmente para esta edição, que emocionaram o público. O repertório transitou entre o erudito e o popular, mesclando música coral e instrumental. A maioria dos arranjos foi assinada pelo músico Alexandre Fritzen, que também apresentou uma composição inédita. Teco Galati, Manuel Abreu e Marisa Fonterrada também assinaram arranjos do concerto.

A condução narrativa ficou a cargo do ator Cristian Beltrán, que interpretou o personagem “Ekeko”, um andarilho simbólico que seguiu as estrelas e dialogou com a natureza e os elementos em festa para anunciar a chegada do Menino. As intervenções teatrais costuraram o repertório e estabeleceram conexão direta entre músicos e plateia.

A programação contou ainda com a chegada do Papai Noel, um dos momentos mais aguardados pelas crianças, além de espaço de alimentação com a empresa Pit Stop, que ofereceu opções gastronômicas ao público.

Para as diretorias organizadoras, a terceira edição da Cantata consolidou o evento como uma iniciativa que alia arte, tradição e comunidade. Já integrada ao calendário oficial do município, a Cantata de Natal da CIC Caxias se afirmou como um dos momentos mais esperados das celebrações natalinas da cidade.

A Cantata de Natal da CIC Caxias contou com Patrocínio Ouro da Sicredi Pioneira, Marcopolo e Susin Francescutti, Patrocínio do Banco da Mulher e do Sinduscon, além de Apoio Institucional da Emercor e UCS.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens