Notícias

RA CIC Caxias destaca trajetória de Olivir Hilário Viezzer e celebra os 50 anos da Viezzer Engenharia

Gerais

Publicado em 24/11/2025

Olivir Hilário Viezzer é homenageado pelo presidente da entidade, Celestino Oscar Loro - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Olivir Hilário Viezzer é homenageado pelo presidente da entidade, Celestino Oscar Loro - Foto: Júlio Soares/Objetiva

A RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (24) reuniu empresários, lideranças e familiares para celebrar os 50 anos da Viezzer Engenharia e acompanhar a palestra de Olivir Hilário Viezzer, dentro da série Histórias Inspiradoras. Fundador da Viezzer Engenharia, Olivir compartilhou diferentes momentos da trajetória que levou a empresa a consolidar-se como uma das principais referências do setor no Rio Grande do Sul. 

Com mais de oito mil imóveis entregues e mais de 700 mil metros quadrados construídos, a empresa formou um legado associado à expansão urbana e à profissionalização do mercado. As cinco décadas da empresa foram comemoradas com homenagens dirigidas à construtora e ao seu fundador.  

Durante a palestra, o empresário ressaltou valores que orientaram seu caminho, como a disciplina, estudo e resiliência, e destacou a importância da família, da persistência em períodos econômicos desafiadores e do compromisso com a comunidade. Ao lado do amigo Aldo Migot, revisitou momentos-chave de sua história no palco da RA CIC. Filho de Almiro Domingos Viezzer e Olga Joana Masotti Viezzer, o primogênito de 13 irmãos nasceu no Travessão Dom Pedro II, interior de Caxias do Sul, ajudando o pai no tambo de leite e estudando na Escola Municipal Osvaldo Cruz. Ainda menino, percorria quilômetros até o Colégio Madre Imilda, rotina que lhe ensinou disciplina e resiliência.

Diagnosticado com síndrome vasovagal, condição que o impedia de atuar no trabalho rural, recebeu da mãe o conselho que mudaria seu destino: investir nos estudos. Depois do curso científico no Colégio Cristóvão de Mendonça, ingressou em Engenharia Civil na PUC em Porto Alegre. Com recursos escassos, chegou a morar em um pequeno poço de luz adaptado como quarto, conciliando estudo e trabalho.

Contou ainda que, em 1972, fundou sua primeira empresa, a Caxias Transportes, Representações e Comércio Ltda., representando marcas como Cooperativa Pampa, Frigorífico Peteffi e, mais tarde, a Parmalat. Com visão empreendedora, aceitou o convite do diretor da empresa italiana e implantou um sistema de transporte reverso, aproveitando o frete de retorno dos caminhões para Caxias. Todo o resultado financeiro era reinvestido na aquisição de terrenos e imóveis.

Formado engenheiro civil em 1974, casou-se com Valdenei Teresinha Chies Viezzer, professora municipal e companheira de todas as horas. Valdenei, conforme relatou Olivir Viezzer, assumiu a área financeira e até ajudava na graficação dos projetos, em uma época em que tudo era feito à mão. 

Ao longo de sua fala, Olivir deixou claro que a base de sua trajetória esteve na formação e no olhar para enxergar oportunidades onde muitos viam limitações. Hoje, os filhos Oliver, Gerenise e Vaneise dão continuidade ao seu trabalho à frente da Viezzer Engenharia. 

Na abertura do evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou a relevância da homenagem à Viezzer Engenharia e seu fundador. “Celebrar os 50 anos da Viezzer Engenharia é celebrar a própria história do desenvolvimento de Caxias do Sul. O Olivir é um exemplo de empresário comprometido com a cidade, com o setor e com as pessoas. A sua trajetória honra esta Casa e inspira o ambiente empresarial não somente de Caxias do Sul, mas de toda a Serra Gaúcha”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens