Notícias

Monumento aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul é inaugurado em noite histórica

Gerais

Publicado em 19/11/2025

Inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite e diversas autoridades - Foto: Júlio Soares
Inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite e diversas autoridades - Foto: Júlio Soares

Uma data histórica! Assim ficará marcada a noite de 18 de novembro de 2025, quando a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul entregou oficialmente à comunidade o Monumento aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, inaugurado com a presença do governador Eduardo Leite, cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, prefeito Adiló Didomenico, secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, cônsul honorário italiano em Caxias do Sul, Gelson Castellan, bispo Dom José Gislon, diversas outras autoridades, lideranças empresariais, comunitárias e grande público. 

De acordo com o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a entidade está deixando ao município um legado físico e simbólico que eterniza a contribuição dos imigrantes e de seus descendentes para o desenvolvimento da Serra Gaúcha. A inauguração do monumento fez parte da cerimônia oficial de abertura do Brilha Caxias 2025 e da entrega da 1ª etapa da obra de revitalização da Estação Férrea, promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul.

Celestino Loro também ressalta a participação de famílias, empresas e instituições que aderiram, com sua assinatura, ao projeto do monumento que une passado, presente e futuro. “Esses nomes não estão apenas inscritos na obra, estão gravados na história da cidade.”

De autoria do arquiteto e designer Renato Solio, o monumento possui 30 metros de extensão e seis metros de altura, composta por 150 tubos de aço, um para cada ano da imigração italiana, fixados sobre base de concreto em formato de símbolo do infinito, representando a continuidade do legado e a união entre gerações. Instalado na Praça da Estação Férrea, no Bairro São Pelegrino, o monumento traz, em suas extremidades, a escultura de um casal de imigrantes e a representação da sociedade contemporânea, simbolizando o percurso de transformação e progresso vivenciado pela comunidade. O aço, material predominante da obra, remete ao polo metalmecânico que impulsionou o crescimento de Caxias do Sul. Já o concreto representa a solidez e a permanência das raízes.

Momentos antes da inauguração, a CIC Caxias fez a entrega de uma medalha do monumento à famílias e representantes das empresas e instituições que tiveram seus nomes gravados na estrutura. A iniciativa do Monumento aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul foi coordenada por diversas diretorias departamentais e núcleos setoriais da CIC Caxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens