Notícias
CIC Caxias sediará Seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo
Publicado em 10/11/2025
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, anunciou, nesta segunda-feira (10), durante a RA (reunião-almoço) alusiva à Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação, que será sede do Seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), no dia 28 de novembro, a partir das 9h. O evento terá como tema geral “Qualidade dos gastos públicos e melhoria do ambiente de negócios”.
O anúncio foi feito pelo presidente Celestino Oscar Loro, que destacou que o encontro terá como propósito promover a articulação entre parlamentares, lideranças empreendedoras da Região e representantes do setor produtivo para debater políticas públicas, boas práticas e iniciativas que impulsionem o empreendedorismo no Brasil, com foco em inovação, desenvolvimento regional e o fortalecimento do ambiente de negócios.
Segundo Loro, o evento é resultado de tratativas realizadas durante a última missão institucional da CIC a Brasília. “Deputados e senadores que integram a Frente já estão confirmando presença. Será um dia inteiro de agendas com temas estratégicos que reforçam a importância de Caxias e da Serra Gaúcha no cenário nacional”, afirmou o dirigente. Os painéis da parte da manhã tratarão de segurança jurídica no trabalho, infraestrutura de transportes e reforma tributária. À tarde, visitas às empresas Randoncorp e Marcopolo e participação na solenidade do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) de entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera.
Já na véspera, dia 27 de novembro, o restaurante da entidade também sediará o projeto de interiorização Rota FIERGS, que reunirá prefeitos, presidentes de sindicatos da indústria e lideranças regionais para ouvir as demandas dos 42 municípios da Região por investimentos, cursos e atendimentos do Sesi, Senai e IEL. “Os dois eventos se complementam e reforçam o papel da CIC como articuladora entre o poder público e o setor produtivo”, acrescentou Loro.
A arte de vender com propósito e performance
Na sequência, o público acompanhou a palestra do empresário, mentor e treinador comportamental Everaldo Rodrigues, que abordou o tema “A arte de vender com propósito e performance”. Com linguagem motivadora, Rodrigues defendeu que vender é muito mais sobre comportamento do que sobre técnica, e que propósito, emoção e engajamento são pilares de alta performance em vendas.
Segundo o palestrante, o Brasil é o sexto país com mais empreendedores estabelecidos no mundo, e a faixa etária entre 25 e 44 anos concentra mais de 60% dos novos negócios, dos quais 94% utilizam tecnologia para vender ou atender. Ele ressaltou, com base na Associação Global de Pesquisa em Empreendedorismo GEM Report 2025, que empreendedores que documentam metas e revisam indicadores semanalmente têm 70% mais chances de sobreviver após três anos, enquanto empresas com gestão baseada em dados e mentoria ativa crescem 2,3 vezes mais rápido.
Rodrigues também apresentou os cinco perfis de vendedores (consultivo, persistente, relacional, técnico e de alta performance) e destacou que “comportamento gera faturamento”. Entre os conceitos abordados, explicou a metodologia NEED (Necessidade, Emoção, Engajamento e Desejo), que descreve as etapas essenciais do processo de compra, e reforçou a importância de o vendedor dominar a experiência do cliente. “Conhecer o produto é importante, mas o que fideliza é a emoção que ele desperta”, pontuou.
O palestrante ainda provocou com uma pergunta direta: “O que você já deveria ter feito no seu negócio e ainda não fez?”, incentivando os empreendedores a agir de forma estratégica e disciplinada. Para ele, o sucesso em vendas nasce de uma combinação entre propósito, preparo e execução.
Ao abrir o evento, o presidente da CIC Caxias reforçou o compromisso da entidade com a promoção de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. “Avançamos com a Lei da Liberdade Econômica, mas ainda precisamos de novas iniciativas voltadas à desburocratização, à simplificação de leis e à agilidade nos processos”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)