Notícias
CIC Caxias entrega à comunidade o Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana
Publicado em 10/11/2025
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realiza, no dia 18 de novembro, a entrega à comunidade do Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana, em solenidade que integra a programação oficial da Prefeitura de Caxias do Sul, marcada também pela inauguração da primeira etapa da revitalização da Estação Férrea e pela abertura do Brilha Caxias 2025. O ato contará com a presença do governador Eduardo Leite, autoridades municipais e lideranças empresariais.
Idealizado e promovido pela CIC Caxias como presente à cidade no sesquicentenário da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, o monumento presta homenagem às famílias, empresas e entidades que ajudaram a construir o desenvolvimento econômico e social da Região.
Com projeto assinado pelo arquiteto e designer Renato Solio, a obra possui 30 metros de extensão e seis metros de altura, composta por 150 tubos de aço — um para cada ano da imigração italiana — fixados sobre base de concreto em formato de símbolo do infinito, representando a continuidade do legado e a união entre gerações.
Instalado na Praça da Estação, no Bairro São Pelegrino, o monumento traz, em suas extremidades, a escultura de um casal de imigrantes e a representação da sociedade contemporânea, simbolizando o percurso de transformação e progresso vivenciado pela comunidade. O aço, material predominante da obra, remete ao polo metalmecânico que impulsionou o crescimento de Caxias do Sul. Já o concreto representa a solidez e a permanência das raízes.
A iniciativa é também de famílias, empresas e instituições que terão seus nomes gravados na estrutura. “Este não será apenas um marco do passado, mas uma marca para o futuro, um símbolo da força de quem acredita no trabalho, na união e no legado coletivo”, destaca o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, ao mencionar o seu agradecimento a todos que contribuíram para a realização do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)