Notícias

CIC Caxias entrega à comunidade o Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana

Gerais

Publicado em 10/11/2025

Obra de 30 metros será inaugurada no dia 18 de novembro, na Praça da Estação
Obra de 30 metros será inaugurada no dia 18 de novembro, na Praça da Estação

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realiza, no dia 18 de novembro, a entrega à comunidade do Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana, em solenidade que integra a programação oficial da Prefeitura de Caxias do Sul, marcada também pela inauguração da primeira etapa da revitalização da Estação Férrea e pela abertura do Brilha Caxias 2025. O ato contará com a presença do governador Eduardo Leite, autoridades municipais e lideranças empresariais.

Idealizado e promovido pela CIC Caxias como presente à cidade no sesquicentenário da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, o monumento presta homenagem às famílias, empresas e entidades que ajudaram a construir o desenvolvimento econômico e social da Região.

Com projeto assinado pelo arquiteto e designer Renato Solio, a obra possui 30 metros de extensão e seis metros de altura, composta por 150 tubos de aço — um para cada ano da imigração italiana — fixados sobre base de concreto em formato de símbolo do infinito, representando a continuidade do legado e a união entre gerações.

Instalado na Praça da Estação, no Bairro São Pelegrino, o monumento traz, em suas extremidades, a escultura de um casal de imigrantes e a representação da sociedade contemporânea, simbolizando o percurso de transformação e progresso vivenciado pela comunidade. O aço, material predominante da obra, remete ao polo metalmecânico que impulsionou o crescimento de Caxias do Sul. Já o concreto representa a solidez e a permanência das raízes.

A iniciativa é também de famílias, empresas e instituições que terão seus nomes gravados na estrutura. “Este não será apenas um marco do passado, mas uma marca para o futuro, um símbolo da força de quem acredita no trabalho, na união e no legado coletivo”, destaca o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, ao mencionar o seu agradecimento a todos que contribuíram para a realização do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens